Uma cadelinha teve um pedaço da língua cortado durante uma sessão de banho e tosa em um pet shop de Curitiba na última quarta-feira (2). O caso foi relatado pela tutora do animal, Gabriela Ferreira Kavalkievicz, 19, através de um grupo de reclamações no Facebook com quase 130 mil participantes. Segundo Gabriela, a pequena Valentina, uma Shih Tzu de nove meses, foi levada a um pet shop diferente do qual estava acostumada a frequentar. “Resolvi levá-la em outro lugar porque ela voltava sempre com muitos nós”, disse em entrevista por telefone à reportagem. Ela marcou um horário no Catarina Pet Escola e Estética Animal, no Xaxim, às 16h e voltou pouco antes das 18h para pegar Valentina.
Após uma hora de espera, Gabriela desconfiou que algo havia acontecido. Quando entrou no local, o responsável pela tosa disse que ocorrera um acidente, com justificativas de que a cadela era “muito agitada” e “fazia muito escândalo”. Ele estava fazendo o acabamento do focinho com uma tesoura e no mesmo instante a cadela colocou a língua para fora. Como tudo aconteceu muito rápido, o profissional cortou uma parte da língua de Valentina.
A cadela foi imediatamente atendida pela médica veterinária do pet shop, mas Gabriela reprovou a atitude. “Imagine se ela tivesse alguma alergia ao medicamento?”, questiona. “Na hora, nem desculpas pediu. Só foi pedir quando vimos o tamanho do corte e ligamos para avisar que levaríamos ela no veterinário e que a conta iríamos mandar para ele. Ele disse que ela já estava medicada por eles e que disponibilizava um veterinário caso ela piorasse”, escreveu, no relato.
Gabriela e o pai decidiram levar a cadela a uma clínica veterinária. Lá, além dos procedimentos médicos, o veterinário responsável escreveu um laudo para que fosse realizado um boletim de ocorrência sobre o caso.
A tutora conta que Valentina passou a noite em claro, fazendo barulhos estranhos e, até hoje, está muito diferente. “Ela é filhote e costuma ser muito animada, sempre quer brincar, mas agora só fica no meu colo e só come quando dou na boca”, afirmou, complementando: “Já trabalhei por quase dois anos em pet shop e sei que esse tipo de acidente pode sim acontecer, mas nunca um pedaço de língua cortada”.
A reportagem entrevistou o funcionário do Catarina Pet Escola e Estética Animal na manhã desta segunda-feira (7), mas, depois de contatar seu advogado, preferiu não se manifestar sobre o caso. Ele deixou claro, porém, que desde o momento em que o acidente ocorreu o estabelecimento se manteve à disposição para auxiliar na recuperação da cadela e nunca houve algo parecido no local.
O pet shop removeu a fanpage do Facebook e está tomando ações legais contra os comentários agressivos a respeito do assunto. Antes disso, publicou uma nota de esclarecimento (a publicação não pode ser lida por completo).
Veja também o post original da tutora sobre o caso: