Caiu no esquecimento

Buraco se transforma em parte do cenário

Buraco de quase quatro metros de largura e cerca de um metro e meio de profundidade já se tornou parte do cenário da Rua Eloy de Assis Fabris, no Novo Mundo. Aberta no final de junho, devido à quebra na manilha da via, a cratera tem atrapalhado a vida da vizinhança e, principalmente, a do mestre de obras Paulo José de Miranda. A cratera está em frente à casa dele. “O buraco está aqui há tanto tempo que estou começando a achar que faz parte da obra do metrô de Curitiba”, brinca. Segundo Paulo, o buraco foi aberto no dia 28 de junho, quando um dos encanamentos da rua estourou. Por causa do disso, a área em frente à casa do mestre de obras cedeu. “A terra começou a cair e a afundar e o buraco foi ganhando tamanho. Quando vi que ficou enorme fui chamar a Sanepar e a prefeitura para ver o que tinha acontecido. Foi quando começou o problema”, conta.

Ele afirma que ao longo desses quatro meses tentou por diversas vezes contato com as autoridades para tentar fechar o buraco em frente à sua residência. “Liguei no 156 e a prefeitura disse que era culpa da Sanepar. Então liguei na Sanepar e afirmaram que a responsabilidade era da prefeitura. E para resolver isso até abriram mais para ver de quem era a culpa e depois disso nada mais foi feito e o buraco continua aqui”, reclama.

Mau cheiro

A cratera tem gerado alguns transtornos para toda a vizinhança. Para sair com o carro, Paulo precisa fazer manobra cuidadosa para não deixar o veículo cair no buraco. Além disso, o mau cheiro da rede de esgoto aberta atrapalha o dia a dia de pequeno restaurante das redondezas. “Muito clientes que sentam mais perto da porta reclamam do fedor de esgoto e mudam de lugar ou vão embora”, explica Maria Bernadete Muziol, proprietária do estabelecimento. “Até lixo estão jogando no buraco”, lembra Paulo.

Obra na semana que vem

A Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP) informou que o buraco realmente foi formado devido à falha no encanamento pluvial, que é de responsabilidade da prefeitura e não da Sanepar, que cuida das redes de esgoto. De acordo com o órgão público, as obras de recuperação dos encanamentos e, por consequência, do fechamento da cratera vão ter início na próxima semana.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna