A manhã de sábado (4), dia de mais um clássico entre Coritiba e Atlético, começou com tumultos entre torcedores dos dois times na Região Metropolitana de Curitiba. Por volta das 08h30 da manhã um ônibus da Viação Colombo que fazia a linha Terminal Maracanã – Terminal Cachoeira, em Colombo, foi apedrejado e perseguido por cerca de 10 carros com torcedores coxas brancas que buscavam briga com os atleticanos que estavam dentro do coletivo.
O motorista que não quis ser identificado, contou à equipe de reportagem do Paraná Online, que saiu do Terminal Maracanã às 08h15, já com cerca de 50 torcedores do Atlético entre os aproximadamente 70 passageiros embarcados no ônibus. Quando o veículo passou pelo Terminal Roça Grande, torcedores do Coritiba avistaram os rivais e acertaram pedras e fogos de artifício contra o ônibus, que ficou com os vidros de uma janela e da porta traseira completamente destruídos. “Por sorte ninguém ficou ferido. Mas o desespero, principalmente entre as mulheres e as crianças foi grande” disse o motorista.
Assustado e pressionado pelos torcedores atleticanos a não parar em nenhum ponto, o motorista seguiu dirigindo até quando avistou uma viatura em frente a um mercado, já em Almirante Tamandaré. Neste local ele parou e pediu ajuda aos policiais. Com a presença da polícia, os torcedores alviverdes desistiram do confronto e fugiram. E os passageiros que não seguiam para o jogo, desceram do veículo em pânico.
E a confusão não terminou por ai. Dentro do ônibus alguns atleticanos tentaram assumir o volante do veículo para seguir com ele até um dos locais de encontro com outros torcedores. Mas o motorista conseguiu convencê-los que seguiria viagem, como realmente fez, indo adiante até uma rotatória em Almirante Tamandaré. De lá os torcedores seguiram a pé sob escolta da PM.
“Em mais de 34 anos como motorista na empresa nunca tinha passado por uma situação como esta. Foi um grande susto. Temi por mim, pela minha colega cobradora e pelos outros passageiros”. Segundo a empresa, o veiculo ficará fora de circulação até ter os vidros consertados.
Em outro ônibus
Pelas ruas José Bajerski e Anita Garibaldi, na divisa entre Almirante Tamandaré e Curitibaflagramos um ônibus da Linha Santa Terezinha com vários torcedores que seguiam para o estádio pendurados nas janelas do veiculo. No trajeto, eles seguiam entoando gritos da torcida, provocando quem estava na rua e até despejando o conteúdo de uma garrafa de cachaça nos motoqueiros. Além de bebidas alcoólicas eles também portavam fogos de artificio, que vez ou outra eram exibidos quando esticavam os braços para fora do veículo.
São José dos Pinhais
Ainda pela manhã, cerca de 30 torcedores do Coritiba foram abordados por policiais do 17º Batalhão da Polícia Militar no Bairro Costeira, em São José dos Pinhais, por estarem promovendo perturbação no bairro. Com eles foram encontrados uma faca de churrasco, quatros fogos de artifício e uma lata de spray.