leão surpreendido

Brasileiros surpreendem Receita e entregam mais declarações que esperado

Foto: Marcelo Andrade
Foto: Marcelo Andrade

Em 2018, foram entregues, até o prazo, 29.269.987 de declarações de Imposto de Renda, número acima do esperado pela Receita Federal para este ano. De acordo com o órgão, a estimativa é de que, até o prazo, que venceu às 23h59 da última segunda-feira (30), fossem enviadas 28,8 milhões de declarações, algo parecido com 2017, quando 28,5 milhões de brasileiros declararam o imposto até a data limite.

De acordo com o Fisco, não há uma motivação para o número acima do esperado, e a provável causa para o aumento é que mais contribuintes resolveram entregar a declaração dentro do prazo, que começou em 1º de março e foi até anteontem.

Prazo

Quem perdeu a data limite precisa esperar até 8 horas desta quarta-feira (2), quando reabre o sistema de recebimento da receita. O contribuinte é multado em 1% do imposto devido por mês de atraso (limitado a 20% do imposto total) ou em R$ 165,74, prevalecendo o maior valor.

Não é preciso baixar um novo programa. O próprio sistema fará a atualização dos valores na hora de imprimir a guia. O programa de preenchimento da declaração do Imposto de Renda está disponível no site da Receita Federal.

Também é possível preencher e enviar o documento por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda para tablets e celulares. Por meio do aplicativo, é possível ainda fazer retificações depois do envio da declaração. Em 2018, por volta de 317 mil contribuintes preencheram e enviaram a declaração por dispositivos móveis (smartphones e tablets). Isso equivale a apenas 1,1% do total de declarantes.

Restituições

O pagamento das restituições começa em 15 de junho e vai até 17 de dezembro, em sete lotes mensais. Quanto antes o contribuinte tiver entregado a declaração com os dados corretos à Receita, mais cedo será ressarcido. Têm prioridade no recebimento pessoas com mais de 60 anos, contribuintes com deficiência física ou mental e os que têm doença grave.

Extrato

De acordo com o Fisco, o contribuinte pode acompanhar o processamento da declaração do serviço Meu Imposto de Renda, disponível no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) no site da Receita. Por meio do extrato, é possível verificar pendências e fazer uma declaração retificadora para evitar cair na malha fina.

Pra evitar fraudes, atestado médico digital pode se tornar obrigatório