Imunização

Beto Preto irá solicitar uso de sobra de vacina para vacinar adolescentes com comorbidades

Beto Preto deu as informações à imprensa na manhã desta segunda-feira (20).
Foto: Gerson Klaina/ arquivo Tribuna do Paraná.

O secretário de saúde do Paraná, Beto Preto, afirmou, na manhã desta segunda-feira (20), que irá propor, aos secretários municipais do estado, a utilização de doses remanescentes a adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, indígenas, gestantes e privados de liberdade. Na semana passada o Ministério da Saúde voltou atrás de sua própria autorização e recomendou a aplicação somente para adolescentes com comorbidades.

“Teremos, amanhã (terça-feira) cedo, uma reunião com o Conselho Municipal de Secretários de Saúde, para fechar uma decisão conjunta aqui do Paraná a respeito da vacinação dos adolescentes, iniciando-se a vacinação doa adolescentes pelos núcleos prioritários, aqueles com comorbidades, conforme preconiza o PNI, o qual é seguido pelo Paraná, ao mesmo tempo que cobramos que o MS também inclua o quando antes a vacinação dos adolescentes sem comorbidade”, disse o secretário Beto Preto.

+Leia mais! “Vamos dialogar pra mudar a postura do Ministério da Saúde”, diz Beto Preto após suspensão da vacinação pra adolescentes

Quanto ao prazo para se definir o período para vacinação para adolescentes sem comorbidades, o secretário relatou que não pode cravar o momento, pois é refém do Governo Federal, responsável pela compra dos imunizantes.

“Importante frisar que não se deve avançar na vacinação de adolescentes sem comorbidade porque quem compra a vacina é o Ministério da Saúde. Para que nós possamos garantir a utilização correta das vacinas, precisamos ter a garantia de que o MS vai nos fornecer vacinas da Pfizer, única autorizada no país para esta faixa etária”, disse o secretário, que ressaltou ainda a necessidade de uma garantia para que essas vacinas sejam compradas e distribuídas aos municípios.

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil
Mania de Você

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil

Clarice sente dor de cabeça
Garota do Momento

Clarice sente dor de cabeça

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna