Uma recém-nascida foi encontrada abandonada, no começo da madrugada de ontem, na calçada da Rua Rio Piquiri, Jardim Weissópolis, em Pinhais. Ainda ligada à placenta, a menina foi localizada por uma moradora e encaminhada pelo Siate ao Hospital e Maternidade São José dos Pinhais, onde foi acolhida pela equipe e batizada de “Gabriela”, que significa “enviada de Deus” ou “anjo da guarda”. A menina permanece na incubadora da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, mas respira sem aparelhos.
Márcia Regina Adão, 31 anos, disse ter escutado o choro da criança quando acordou para amamentar o filho. Encontrou o bebê envolto num cobertor, rodeado por cachorros.
O desespero tomou conta da mulher que pediu auxílio para a vizinha. Elas ligaram para o Siate e foram orientadas, por telefone, a aquecer a criança até a chegada do médico. Os socorristas retiraram a placenta e encaminharam o bebê à maternidade.
Xodó
De acordo com a diretora técnica do hospital, Vandezita Dantas de Medeiros Mazzaro, a criança – que tem a pele clara, pesa 3,17 quilos e mede 49 centímetros – chegou por volta das 2h.
Ela apresentava sinais de hipotermia (temperatura corporal baixa) e hipoglicemia (baixa taxa de açúcar no sangue), pois não foi alimentada após o parto. A diretora estima que o bebê tivesse de duas a seis horas de vida quando foi encontrado. “Nossa equipe acolheu a criança que já se tornou o xodó aqui”, contou a diretora.
Ontem, pela manhã, o delegado Fábio Amaro, da delegacia de Pinhais informou que assim que for comunicado oficialmente, abrirá inquérito policial por abandono de incapaz e tentativa de homicídio. Não há notícias sobre a mãe da criança.