A Balada Protegida da Prefeitura será feita em cinco locais diferentes na noite desta sexta-feira (3). As ações do programa serão levadas à Avenida Vicente Machado e Rua Coronel Dulcídio, no Batel, às ruas Trajano Reis e Jaime Reis, no São Francisco, e em algumas casas noturnas sertanejas de Curitiba.
LEIA MAIS: Conheça a ‘Balada Protegida’
O secretário de Defesa Social e Trânsito, Algacir Mikalovski, vai atender à imprensa às 20h na sede da Defesa Social, rua Capitão Souza Franco, 13, no Batel. O secretário vai explicar como funcionará a Balada Protegida desta sexta e a imprensa poderá acompanhar as ações.
As ações serão feitas de forma simultânea das 21h desta sexta (3) até a 1h de sábado (4). Na Vicente Machado e Coronel Dulcídio serão feitas as abordagens educativas, com distribuição de material gráfico sobre prevenção de acidentes, e o teste de alcoolemia no sangue, com bafômetros descartáveis cedidos pelo Detran-PR – ação voluntária, as pessoas não são obrigadas a participar. O objetivo é orientar sobre os riscos de dirigir alcoolizado.
Viaturas da Guarda Municipal, da Setran e do Batalhão da Polícia de Trânsito (BPTran) farão a orientação e organização do trânsito. Faixas das ruas serão bloqueadas com cones para os frequentadores dos bares terem mais segurança e não correrem riscos de atropelamentos.
Tráfico de drogas
Nas ruas Trajano Reis e Jaime Reis a ação será com um teor mais repreensivo e de combate ao tráfico de drogas. A Guarda Municipal usará cães farejadores e o policiamento será mais ostensivo. Também será feito o combate à perturbação do sossego e ao comércio irregular.
Nas casas noturnas sertanejas haverá fiscalização sanitária e de urbanismo. A Defesa Civil também fará vistorias em relação às normas de prevenção e emergências.
O Instituto Paz no Trânsito está apoiando formalmente o programa Balada Protegida da Prefeitura e nesta noite vai acompanhar as ações.
Endereços:
• Avenida Vicente Machado, entre a Coronel Dulcídio e Presidente Taunay
• Coronel Dulcídio, na esquina entre a Comendador Araújo e Benjamin Lins (Shopping Hauer)
• Trajano Reis, a partir da Treze de Maio, e Jaime Reis, até a Praça João Cândido, no São Francisco