Com os termômetros alcançando a temperatura máxima de 31,4ºC em Curitiba nesta segunda-feira (19) e também em boa parte do Paraná, é comum que a umidade relativa – relação entre quantidade de água que existe no ar – fique mais baixa, trazendo a sensação de tempo seco e aumentado a desidratação.
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a umidade relativa na região da capital paranaense está abaixo dos 30% nesta segunda. Esse valor é considerado baixo, visto que um número ideal seria por volta de 50%.
Conforme detalha o Simepar, essa situação acontece porque o estado está sob a influência de uma massa de ar seca e quente, o que provoca a queda da umidade. As condições ficarão melhores quando a massa de ar mudar, o que deve acontecer nos próximos dias.
Até quando vai o tempo seco no Paraná?
Os dias secos e ensolarados devem acabar em breve. A previsão do Simepar mostra a chegada de uma frente fria no fim de semana. Além disso, um sistema de alta pressão e uma massa de ar mais unida devem refrescar o Paraná.
O que a baixa umidade do ar causa?
A baixa umidade do ar pode causar alguns problemas de saúde. O Simepar listou situações provocadas por essa condição. Confira:
- Desidratação: a baixa umidade facilita a perda de água pelo corpo, aumentando a necessidade de hidratação;
- Problemas respiratórios: ar seco pode irritar as vias respiratórias, agravando condições como asma e bronquite;
- Ressecamento da pele e olhos: olhos mais secos, causando desconforto e irritação;
- Dor de cabeça;
- Sangramento nasal: a secura do ar pode causar ressecamento das mucosas nasais, levando a sangramentos;
- Aumento do risco de infecções: com a baixa umidade, pode aumentar o risco de infecções virais e bacterianas.
Como aumentar a umidade do ar?
Embora o tempo esteja provocando a baixa umidade, existem alguns truques para aplicar em casa que ajudam a melhorar a sensação de tempo seco e aliviar o desconforto. Conforme o Simepar, o método mais eficaz é o umidificador, mas também é possível:
- Colocar toalhas molhadas em cadeiras ou na cabeceira da cama: a medida que a água evapora, a umidade do ar aumenta naquele ambiente;
- Deixar um balde de água quente no quarto pode ajudar a umidificar o ar: o vapor da água quente se espalha pelo ambiente, aumentando a umidade;
- Ter plantas dentro de casa pode ajudar a aumentar a umidade, pois elas liberam vapor d’água através da transpiração;
- Tomar banho com a porta do banheiro aberta permite que o vapor se espalhe pela casa.