Falta de água?

Baixa pressão no litoral motiva alerta da Sanepar sobre uso racional de água

Torneira fechada, com uma gota de água.
Bairros de Curitiba e região são afetados com a falta de água. Foto: Jonathan Campos/Arquivo

“A água está sem pressão, nossas caixas d’água de 500 e 1000 litros estão ficando vazias”, é isso que relata o morador do balneário Nereidas, em Guaratuba, Bira Nascimento. Desde o início da semana, residentes e veranistas estão enfrentando dificuldades no abastecimento de água em plena temporada.

É o caso de Djhenifer Fernandes, que contou à reportagem da Tribuna do Paraná que tem usado um galão para se enxugar na volta da praia. “Ontem (sexta-feira, 3) ficamos sem água por causa de um rompimento de e hoje a água voltou, mas parou”, reclamou.

No segundo dia do ano, a moradora Francielen Marques Bergossi relatou que precisou buscar água em uma torneira localizada na Rua Argentina do balneário Nereidas para encher baldes e usar na cozinha e banheiro. “Graças a Deus voltou a água ontem, uma alegria sem fim”, detalha.

O que está acontecendo, Sanepar?

Procurada, a Sanepar disse que o sistema de monitoramento, que funciona 24 horas, não apontou falta de água na última semana, exceto nesta sexta-feira após o anel de uma adutora romper. “Ele alerta que o abastecimento foi cortado antes mesmo do cliente notar”, explica Fábio Basso, gerente-geral da Sanepar em Curitiba e Litoral.

Sobre a água chegar sem pressão nas residências, a companhia de saneamento aponta dois fatores: a caixa d’água não ser compatível com o tamanho da família e que a falta de força ocorre por causa da grande demanda.

Uso racional da água é dever de todos

“É importante chamar a atenção também para o uso racional da água, que é recomendada para a alimentação e higiene. Muitas pessoas chegam da praia e usam a água da caixa para se limpar da areia, isso não é o ideal”, detalha Basso.

A Sanepar recomenda reduzir o tempo do banho, fechar a torneira ao escovar os dentes e fazer a barba, cobrir piscinas para evitar evaporação, deixar acumular louça para lavar de uma vez, adiar lavagem de carros, calçadas e quintais e encher piscinas antes das 10 horas da manhã ou depois das 22 horas.

Com o uso racional, segundo a companhia de abastecimento, todos os moradores, mesmo de balneários afastados da região central, receberão água.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna