Nesta quinta-feira (23) o bairro Santa Felicidade comemorou o Dia de Santa Felicidade. Trata-se de uma santa da Igreja Católica e do bairro mais italiano da cidade. A programação religiosa foi aberta com uma missa campal ao ar livre, no último dia 12, no cruzeiro dos Boscardin, localizado na Rua Nicolau José Gravina, esquina com a Manoel Ribas. Foi este local que os primeiros italianos chegados ao bairro escolheram para as suas orações. A festança segue ao longo deste final de semana.
A comemoração teve terá hoje, às 19h, reflexões sobre Santa Felicidade e a natureza, as águas e as árvores. Haverá ainda uma procissão da Igreja Matriz ao Bosque São Cristóvão, no domingo (26), às 9h30. Neste dia será celebrada a missa solene e servido o almoço italiano comemorativo.
Bocca Maledetta
Na manhã de sábado (25), foi reinaugurada pela Administração Regional a placa da Bocca Maledetta, um espaço da memória da colônia italiana que ficou abandonado por vários anos.
Localizada no coração de Santa Felicidade, trata-se do antigo ponto de encontro dos imigrantes italianos, onde eles recordavam suas histórias, colocavam em dia as novidades e faziam negócios. A inauguração da placa réplica da original será seguida por desfile de entidades e associações que mantém as tradições italianas, tais como grupos folclóricos, corais, times Iguaçu e Trieste, entre outros. As ações ocorrerão da Rua Santa Bertilla Boscardin até a Rua da Cidadania do bairro, local escolhido para as apresentações artísticas.
Clássico no gramado
Ainda neste sábado, às 16:00h, no Clube Trieste, será realizado o Clássico da Italianada. Jogadores do Veteranos do Iguaçu e do Trieste vão entrar em campo também como parte das comemorações.