Vai ter até barco viking!

Bairro de Curitiba vai ganhar nova praça em homenagem à Suécia ainda em 2022

Cruzamento da Rua Eduardo Sprada com a Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Curitiba vai ganhar uma nova praça, desta vez, em homenagem à Suécia. O futuro logradouro, na CIC, faz parte do projeto de revitalização do entroncamento da Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira com a Rua Eduardo Sprada. 

LEIA TAMBÉM:

>> Curitiba comemora 329 anos: a grande tribo urbana e suas diversas facetas

>> Curitiba retira obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados

>> Linha Turismo terá tarifa 40% mais barata até a Páscoa, para comemorar aniversário de Curitiba

A assinatura do termo de comodato de parte da nova área, pertencente à empresa Volvo, e que permite a construção da Praça da Suécia, aconteceu na tarde de segunda-feira (28). O documento foi firmado pelo prefeito Rafael Greca, pela secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias, e pelo presidente da Volvo, Fabiano Todeschini. O comodato foi autorizado pela Câmara Municipal de Curitiba, pela Lei 15923, de 10 de dezembro de 2021. 

“Será um espaço às portas da fábrica que é orgulho de Curitiba e ao lado do Memorial da Segurança no Transporte, onde a Rua Eduardo Sprada encontra a Avenida Juscelino Kubitschek, expressão da presença da Suécia entre nós”, disse Greca.

“Com esse ato, celebramos também os 30 anos dos biarticulados em Curitiba, trazidos pelo então prefeito Jaime Lerner e consolidados por mim, nos 300 anos da cidade. Agora, nosso sonho é ver a Volvo produzindo ônibus elétricos”, completou Greca. 

O novo espaço público, com pouco mais de 2,8 mil metros quadrados, será implantado na área remanescente da quadra, criada a partir do novo alinhamento da Rua Eduardo Sprada. Com o comodato, a Secretaria do Meio Ambiente dará início à licitação do projeto estrutural, para poder dar andamento às obras.

A previsão é que a entrega da praça aconteça em dezembro deste ano, dependendo dos trâmites de licitação.  

Como será

A Praça da Suécia contará com a escultura em aço de um barco viking formando a bandeira do país escandinavo. O desenho é dos arquitetos Fernando Canalli e Guilherme Klock, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. 

“Será a representação da força e da esperança. Uma peça que remete a um barco singrando as águas formadas por flores azuis e amarelas sobre o gramado. A quilha da embarcação será projetada com o flamular da bandeira sueca”, explicou Canalli, em uma reunião no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc).

Segurança no transporte

O local, lembrou Greca, fica anexo ao Memorial da Segurança no Transporte, mantido pela indústria. O museu, que recebe visitantes por agendamento, atendeu mais de 50 mil pessoas desde a inauguração, em 2016. “Esse espaço tão útil simboliza toda a educação para vida e para o trânsito”, comentou o prefeito, durante a visita ao local, nesta segunda.

O Memorial traz informações, história e tecnologia do trânsito, com simulador de capotamento, crash-test, bafômetro e um ônibus articulado suspenso. 

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil
Mania de Você

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil

Clarice sente dor de cabeça
Garota do Momento

Clarice sente dor de cabeça

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna