Está em fase final de instalação a primeira Via Calma de Curitiba. O corredor de 6,3 km na Avenida Sete de Setembro, entre a Rua Mariano Torres e a Praça do Japão, já apresenta sinalização na via e placas. A alternativa para retirar os ciclistas das canaletas é um espaço, demarcado por linhas tracejadas, que não é exclusivo para bicicletas, mas sim prioritário, conforme explicação de Antônio Carlos Miranda, assessor da presidência e arquiteto a serviço do IPPUC. “A bicicleta deverá andar junto aos bordos da via com prioridade sobre trafego motorizado, conforme o artigo 58 do Código de Trânsito Brasileiro”.
Além das faixas laterais, existem as bicicaixas nos cruzamentos da Via Calma. Um espaço avançado que é exclusivo para as bicicletas e garante prioridade e segurança nos semáforos e conversões. A velocidade para os carros fica reduzida ao limite de 30 km/h na Avenida Sete de Setembro. De acordo com Antônio Carlos Miranda, haverá fiscalização móvel e mais adiante, existe a possibilidade da instalação de câmeras. Sobre a movimentação no local, ele afirma que “é uma mudança cultural. É impossível atender a cidade com todos querendo andar de carro. Enfrentaríamos congestionamentos mais pesados”.
O prazo para finalização é 22 de maio, conforme orientação da Fifa de não haver obras próximas à Arena da Baixada após essa data. Os responsáveis acreditam que não terão problemas para a entrega, pois faltam apenas alguns ajustes próximos à Praça do Japão e pintura de linhas tracejadas.
André Belletti trabalha com entregas via bicicleta e afirma que já utilizava o local. Com a Via Calma ele diz que vai se sentir mais seguro. “Eu gostei da ideia, mas os motoristas precisam entender. A velocidade (30 km/h) é boa e funciona em outros locais, como na Europa”.
Antônio Carlos Miranda explica que com os carros respeitando a velocidade, as chances de acidentes diminuem, e caso ocorram, a gravidade tende a ser menor. Miranda confirma também que existem projetos para implantação de outras vias calmas na cidade e até mesmo a continuação da primeira até o bairro Pinheirinho.