Orientação

Avenida de Curitiba ganha vagas demarcadas; dá multa se não respeitá-las?

Vagas demarcadas no asfalto auxiliam motoristas a estacionar. Foto: Átila Alberti / Tribuna do Paraná

A Avenida Erasto Gaertner, no bairro Bacacheri, voltou a apresentar uma novidade para a região. Depois da polêmica dos bancos que estavam voltados para a ciclovia – e depois foram virados para o lado do passeio de pedestres -, a bola da vez são os retângulos demarcados para o estacionamento.

Para entender melhor a questão, vale imaginar que o motorista precisa deixar o veículo estacionado dentro do retângulo, ou seja, “cada um no seu quadrado”. A ideia da prefeitura de Curitiba é organizar o espaço e fazer com que o condutor procure ter mais educação e conscientização no trânsito.

+ Leia mais: Curitiba começa a entregar os vales-creche pra famílias sem vagas

No lado direito da via, sentido ao bairro Tingui, são vários retângulos na sequencia. Já do lado esquerdo da avenida, existe a demarcação isolada em alguns pontos.

Um dos questionamentos da Tribuna do Paraná ao ir até o local foi: o motorista que não respeitar as demarcações pode ser multado caso “invada” o retângulo da outra vaga? De acordo com Superintendência de Trânsito (Setran), não existe punição para tal vacilo na hora de estacionar.

“Com caráter educativo, a demarcação visa otimizar e disciplinar o aproveitamento do espaço urbano. A implantação da pintura nas vagas ocorre de maneira gradual, com prioridade para as ruas que já têm o estacionamento regulamentado ou nas vias que estão passando por recapeamento”, informou por nota a prefeitura.

Bar com quase 80 anos preserva história dos pais e do comércio em Curitiba

Vale ficar atento com duas situações que podem ser punidas com advertência ou multa no local ou mesmo em outras ruas de Curitiba. Na Erasto Gaertner, as vagas tem o Estacionamento Regulamentado (EstaR) conforme a Lei Municipal nº 15.734, de 23 de outubro de 2020. É preciso fazer o pagamento via aplicativo.

Além disso, ao estacionar o veículo, deve-se ficar atento ao afastamento de um metro de guias rebaixadas nos acessos aos imóveis. A infração pode resultar em multa e remoção do veículo com perda de 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Carros que “invadirem” demarcação não será multado. Foto: Átila Alberti / Tribuna do Paraná

Manda pra Tribuna!

Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo