Só agora???

Avenida das Torres tem obra do PAC da Copa concluída após cinco anos parada

obra avenida das torres
Avenida das Torres ganha nova faixa sentido Curitiba. Foto: Gilson Abreu / AEN.

A Avenida Comendador Franco, também conhecida como Avenida das Torres, ganha nesta segunda-feira (23) uma nova faixa no sentido Curitiba. A pista se localiza no cruzamento com a Avenida Rui Barbosa, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, obra que estava paralisada desde 2016, remanescente do PAC Mobilidade da Copa do Mundo. A construção contou com investimento de R$ 500 mil por parte do Governo do Estado e a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) é responsável pela gestão da execução dos trabalhos.

À época, a obra criou um viaduto para facilitar a mobilidade no cruzamento, mas foi paralisada quando a então empresa responsável entrou em recuperação judicial, deixando um vão sobre a Avenida Rui Barbosa. O espaço ficou fechado com tapumes, gerando uma redução de visibilidade pelos usuários e aumentando o risco de acidentes no local. A retomada da obra concentrou os trabalhos no fechamento desse vão, abrindo espaço para mais duas pistas na Avenida Comendador Franco.

LEIA TAMBÉM:

>> Obras no Pilarzinho iniciam nesta quarta terá seis desvios de trânsito na região. Veja quais

>> OSGEMEOS deixam sua marca na fachada do Museu Oscar Niemeyer em Curitiba; confira

Segundo o presidente da Comec, Gilson Santos, as pistas vão colaborar para um melhor fluxo de veículos que passam no local. “A obra melhora a mobilidade na ligação metropolitana da região de São José dos Pinhais com a Capital, além de eliminar um problema crônico de insegurança que existia naquele trecho. Assim, começamos a eliminar esse cenário negativo que há muito tempo vinha sendo contestado pela população”, destacou.

Para ser retomada, a intervenção viária precisou passar por perícia técnica e atualização do projeto executivo, além de uma nova licitação. “Foi necessário identificar a situação estrutural e readequar projetos para que os trabalhos fossem iniciados. É extrema prioridade para a Comec retomar e concretizar essas obras dentro do menor tempo possível”, explicou o presidente.

Além das novas faixas no cruzamento, um conjunto de outros investimentos do PAC da Copa estão sendo retomados e concluídos pelo Governo do Estado. As obras desenvolviam a ligação do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, com Curitiba, que em 2014 foi uma das sedes da Copa do Mundo de Futebol.

A obra se soma a outras cinco sendo realizadas na Avenida Comendador Franco. Além desta, a Comec fiscaliza a execução da ponte do Rio Iguaçu, da passagem inferior de acesso ao Parque São José, da trincheira na Rua Arapongas, da complementação da trincheira da Rua Maringá e da entrada do aeroporto. A expectativa da Comec é entregar todas nos próximos seis meses.

Avenida das Américas

A primeira obra concluída nesta iniciativa da Comec para entregar obras provenientes do PAC Mobilidade da Copa foi a Avenida das Américas que liga a Avenida Marechal Floriano Peixoto, em Curitiba, ao Parque Náutico de São José dos Pinhais. O trecho foi entregue em julho de 2020 e teve investimento de R$ 5,5 milhões no trecho de 3,4 quilômetros.

A obra contou com liberação total da canaleta exclusiva para ônibus, ligando os terminais de São José dos Pinhais e Boqueirão, em Curitiba, criando uma ciclovia e beneficiando linhas importantes como São José/Boqueirão, Centro São José/Terminal Boqueirão, Aeroporto/Terminal Boqueirão e Terminal Afonso Pena/Terminal Boqueirão.

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil
Mania de Você

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil

Clarice sente dor de cabeça
Garota do Momento

Clarice sente dor de cabeça

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna