Os 63 paranaenses que participaram dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris em 2024 foram homenageados na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) em sessão solene realizada na segunda-feira (21). Receberam a homenagem atletas, paratletas e técnicos que integraram a maior delegação da história do estado em uma olimpíada.
Cinco atletas paranaenses voltaram dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 com medalhas. Os paratletas conquistaram 10 medalhas, contribuindo para que o Brasil conseguisse posição histórica com 89 medalhas nas Paralimpíadas.
Durante a sessão solene foram destacados os programas do estado, como o Geração Olímpica e Paralímpica (GOP), que concede bolsas financeiras a atletas e treinados para apoiar a formação e aperfeiçoamento dos atletas e paratletas, e o Programa de Fomento e Incentivo ao Esporte (Proesporte), financiado pelo contribuinte do ICMS, que pode destinar parte do valor devido para projetos na área.
+ Leia também: Ciclone extratropical deve atingir o Paraná trazendo tempestades, ventos fortes e frio
Dos 63 integrantes da delegação do Paraná, 40 são apoiados por um ou ambos os programas.
+ Leia também: Megaevento com motorhomes movimenta a Grande Curitiba; saiba quando
Foram chamadas para a bancada, representando os demais homenageados, as medalhistas e bolsistas do programa Geração Olímpica e Paralímpica Julia Soares (bronze por equipes na ginástica artística na Olimpíadas) e Débora Borges Carneiro (medalhista de prata nos 100 metros peito na Paralímpiadas).
+ Leia também: Enem 2024: consulta ao local de prova é liberada; Como fazer?
Atletas e técnicos, um por um, receberam a homenagem que concedeu, em nome da Alep, “congratulações pela brilhante e excepcional participação nas Olimpíadas de Paris 2024, além de seus esforços, conquistas e relevantes serviços prestados ao esporte paranaense, brasileiro e mundial”.