Atendimento odontológico pelo SUS aumenta em 14%

Os atendimentos odontológicos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) corresponderam a 1,5 milhão de procedimentos somente no primeiro semestre deste ano em Curitiba, um crescimento de 14% em comparação com o mesmo período de 2012, que fechou os primeiros seis meses com 1,3 milhão de atendimentos.

Ainda assim, os dentistas que trabalham na rede municipal se deparam com situações de pacientes já adultos que nunca fizeram uma visita ou acompanhamento odontológico. No Dia do Dentista, comemorado nesta sexta-feira (25), a Secretaria Municipal da Saúde conta com o trabalho de 628 cirurgiões-dentistas atuando em diversas estruturas e que buscam ampliar o acesso da população à saúde bucal.

Entre os procedimentos contabilizados estão restaurações, profilaxia, consultas, ações em escolas, entre outros. A dentista Tatiane Lúcia Baggio Borgaro Merlin, de 36 anos, tinha acabado de sair da faculdade, em 2000, quando começou a trabalhar nas unidades de saúde de Curitiba. Para ela, o mais gratificante de atuar na rede pública é o reconhecimento dos pacientes. “Trabalho com uma população bastante carente, pessoas que têm dificuldades financeiras até para comprar uma escova de dentes. Além de tratar, é necessário dar a escova, fazer todo o trabalho de prevenção e de educação para evitar futuros problemas bucais”, relata.

Tatiane, que há quatro anos trabalha na Unidade de Saúde Monteiro Lobato, no Tatuquara, conta que uma das situações que mais marcou sua carreira foi a de uma criança de apenas 3 anos e que tinha todos os dentes quebrados, devido à falta de higiene bucal e alimentação inadequada. “Aí entra inclusive o trabalho com a mãe, com a família, na tentativa de resgatar a dentição da criança. Nesses casos, é necessário reforçar as visitas domiciliares e agendar visitas mais frequentes ao consultório”, comenta.

Apesar dos desafios, o dentista Nélson Tomio Endo, de 61 anos, da US Jardim Paranaense, no Alto Boqueirão, comemora os avanços que observou ao longo dos 23 anos de serviço público. “Hoje temos muito mais recursos e o sistema de atendimento foi se aprimorando. Junto com a comunidade, fomos descobrindo a melhor forma de atendimento, porque a demanda era muito grande”, relembra.

Contemporâneo a Endo no serviço público, Júlio César Pinto, de 53 anos, já passou por várias unidades de saúde de Curitiba, nas quais fazia de tudo, desde restauração e atendimentos de emergência, até extração de dentes sisos. Atualmente, ele trabalha no Centro de Especialidades Odontológicas Rosário, no São Francisco, onde se dedica somente ao tratamento de canal de pacientes encaminhados pelas unidades básicas. “A população está mais consciente e preocupada com a saúde bucal, mas o papel do profissional que a acompanha é fundamental nesse processo”, salienta.

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