Conhecida pelo tempo instável, por muitos chamada até de “Chuvitiba”, Curitiba inaugurou na quinta-feira (8) uma árvore de Natal feita com sombrinhas. A decoração foi colocada na Praça Rui Barbosa, no Centro da cidade. Oitenta sombrinhas fazem parte da estrutura.
A Árvore de Sombrinhas tem 8 metros de altura e foi criada pela designer Djenifer Sprenger. De acordo com a prefeitura de Curitiba, as sombrinhas foram reaproveitadas da decoração feita no interior da Rua da Cidadania Matriz durante a Olimpíada Rio-2016, na qual elas formavam a bandeira do Brasil.
Djenifer conta que a inspiração para a estrutura veio, obviamente, em um dia de chuva típico da capital. O pedido foi para que ela criasse neste ano uma árvore que fosse “a cara de Curitiba”. Surgiu, então, a “Árvore de Sombrinhas”. “O curitibano não sai de casa sem uma sombrinha ou um guarda-chuva. Então criei uma árvore com eles”, destaca a designer.
As 60 sombrinhas em tons de verde representam a árvore propriamente dita. Outras 20 amarelas – da antiga bandeira do Brasil – foram pintadas de dourado e vermelho e fazem referência aos enfeites dos pinheiros natalinos.
Djenifer Sprenger também foi a responsável pela decoração da Praça Rui Barbosa do Natal de 2015, quando a árvore foi feita com copos descartáveis.