Tinham de tudo!

Armazéns antigos de secos e molhados de Curitiba são estrelas de novo livro

Foto: Divulgação.

O universo dos antigos armazéns de secos e molhados da cidade de Curitiba é o tema do livro “Os Armazéns na Cidade, a Cidade nos Armazéns”.  A publicação revela o retrato vivo de uma época na qual a arquitetura desses espaços se entrelaça com a essência das histórias, tradições e o cotidiano das pessoas.

Organizado pela arquiteta Thais Glowacki, o livro tem como autores a arquiteta e professora Cleusa de Castro e o jornalista Sandro Moser, com fotografias de Gilson Camargo.

O projeto surgiu inspirado no trabalho das arquitetas que  fizeram na década passada  um mapeamento das edificações e da arquitetura dos antigos Armazéns de Secos e Molhados de Curitiba.

“Elas identificaram as características principais das peças arquitetônicas e três tipologias destes armazéns que para os urbanistas e arquitetos fazem parte da família da “arquitetura vernacular” que é aquela construída pelo próprio povo, as construções simples que formam a paisagem urbana”, conta Moser. 

Organizado pela arquiteta Thais Glowacki, o livro tem como autores a arquiteta e professora Cleusa de Castro e o jornalista Sandro Moser. foto: Divulgação.

A partir disso eles decidiram ampliar o estudo, para além da paisagem da cidade, e contar também como a vida das pessoas que aqui moravam também acontecia dentro destes estabelecimentos.  O livro então tem duas partes, uma com um ensaio sobre  a arquitetura vernacular e a outra sobre cultura e sociabilidade na era dos armazéns. 

“Tem algumas histórias muito legais como a da família Makiolka que já está na quarta geração no mesmo endereço logo na entrada da estrada da Graciosa e sempre foi uma grande referência para toda aquela região desde os anos 1920. Tem a história de João e da Iara Spodarik, pai e filha que são os grandes mestres da arte de fazer conservas em Curitiba, um saber que ele passou para ela dentro do armazém Dnipro e muitas outras”, adianta Moser. A história do Bar Makiolka foi recentemente contada pela coluna Caçador de Boteco.

O lançamento acontece nesta terça-feira (21) 21 de maio (terça-feira), na Mercearia Fantinato, no bairro Bom Retiro, em Curitiba.

“Agora que o livro está no mundo, são os leitores que vão completar o nosso trabalho completando as suas memórias do tempo em que frequentavam os armazéns de secos e molhados, pois um livro só existe quando ele é lido e interpretado pelo leitor”, encerra Moser.

Serviço – Lançamento do livro “Armazéns na Cidade, a Cidade nos Armazéns”, de Cleusa de Castro e Sandro Moser

Local: Mercearia Fantinato
Endereço: Rua Mateus Leme, 2553, São Lourenço
Data: terça-feira 21/05/2024
Horário: 18h
Entrada livre
Distribuição gratuita dos primeiros 100 exemplares

Manda pra Tribuna!

Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉

Flagrantes impressionantes de câmeras de segurança: acidentes chamam atenção
Novidade

Flagrantes impressionantes de câmeras de segurança: acidentes chamam atenção

Cena de cinema: perseguição é feita de helicóptero no Paraná
243 kg de drogas apreendidos

Cena de cinema: perseguição é feita de helicóptero no Paraná

Terminal de ônibus importante de Curitiba tem novidade; O que vai mudar?
Transporte

Terminal de ônibus importante de Curitiba tem novidade; O que vai mudar?

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.