Depois de ficar quase um ano no escuro, a estufa do Jardim Botânico recebeu nesta semana uma nova iluminação, mais moderna e eficiente. As obras de instalação estão em fase de testes e deverão ser concluídas até o fim de março.
O investimento na estufa faz parte do projeto para revitalizar a iluminação do Jardim Botânico, atração turística mais visitada de Curitiba.
A estrutura está ganhando uma nova iluminação cênica. No início do ano foi feita a troca do cabeamento e das luminárias de todo o parque. A intervenção na iluminação é feito em todo o parque, incluindo o velódromo, o estacionamento e as ciclovias do bosque. Estão sendo substituídas todas as luminárias de vapor de sódio por 106 unidades de LED. As lâmpadas instaladas terão 40, 200 e 220 watts.
A vantagem das LED é que são mais eficientes, promovem economia e melhor iluminação. Elas apresentam melhor índice de reprodução de cor branca, proporcionando melhor percepção de segurança.
Com mais de um milhão de visitantes por ano, o Jardim Botânico ficou quase no escuro em 2016, após o roubo dos equipamentos de iluminação.
Ajustes
O prazo de execução dessa obra vai até o fim de março e o investimento será de R$ 289 mil, com recursos próprios da Prefeitura.
De acordo com o diretor de Iluminação Pública, Tony Malheiros, por causa dos constantes furtos, o cabeamento será protegido por caixas de concreto e os dutos serão enterrados em maior profundidade. Ele explica que a obra ainda não foi concluída e que estão sendo feitos reparos na iluminação do parque.
Velódromo
Com a nova iluminação, o velódromo recebeu nesta quarta-feira (9) à noite a Corrida das 100 Voltas Noturna, competição de resistência e velocidade promovida pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj).