Interditado em março de 2022 após após apresentar anomalias estruturais e risco de colapso na sua estrutura, o viaduto que liga as ruas João Miqueletto e Eduardo Pinto da Rocha, no Alto Boqueirão, em Curitiba, foi liberado para o tráfego de veículos. O prefeito Rafael Greca vistoriou no fim da tarde desta quinta-feira (7) e decretou o fim da obra de reforço estrutural do viaduto.

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“Está aberto o viaduto com a garantia dos melhores engenheiros de Curitiba. Depois de um exaustivo trabalho de engenharia, o Boqueirão pode, de novo, se unir ao Bairro Novo”, disse Greca. As obras foram coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).

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Acompanhado do secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araujo Rodrigues, dos administradores regionais Fernando Werneck (Bairro Novo) e Ricardo Dias (Boqueirão), o prefeito avaliou o fim dos trabalhos executados para aumentar a vida útil do local e permitir a passagem de carros, ônibus e caminhões até 24 toneladas (tráfego urbano), com limitação de velocidade de 40 km/h.

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O comerciante Marco Antônio Ortiz, proprietário de uma papelaria na Rua Eduardo Pinto da Rocha, acompanhou o momento em que Greca liberou a abertura do viaduto ao trânsito. “Chega a ser emocionante e até difícil de dimensionar o que essa obra representa para todos nós, moradores e comerciantes da região. É uma nova ponte, totalmente recuperada e segura que vai trazer progresso para todos nós”, disse Ortiz.

Prevenção

O viaduto foi interditado depois de um levantamento realizado por uma empresa contratada pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) para avaliar e inspecionar pontes, trincheiras e demais viadutos e estruturas de concreto armado ou protendido da cidade, as chamadas Obras de Arte Especiais. O estudo detectou a fragilidade estrutural do pilar de apoio do viaduto do Alto Boqueirão.

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Para evitar que a estrutura desabasse, o viaduto passou por uma primeira fase de obra, para escoramento com vigas de metal. Em julho deste ano teve início a obra para reforço estrutural, após terem sido vencidos processos burocráticas, como licenças e aprovações, incluindo da concessionária Rumo.

Durante a execução da obra foram observadas dificuldades executivas que exigiram ampliação do tempo para os serviços. Uma consultoria foi contratada e dois laudos foram emitidos, um Relatório de Análise Estrutural e um Relatório de Patologia. “A partir deles, houve um redimensionamento da obra, considerando dados que só puderam ser obtidos a partir do início dos trabalhos”, explica o secretário Rodrigo Araújo Rodrigues.

Após o reforço dos pilares, da laje, da instalação de aparelhos de apoio e correções diversas, o viaduto ficou apto para suportar o trânsito urbano, com a circulação de veículos de até 24 toneladas e, eventualmente, os veículos de 36 toneladas.

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Paralelamente às obras que reforçaram e ampliaram a vida útil do viaduto, um projeto para um novo viaduto está sendo desenvolvido pela equipe do Ippuc. “Ficamos muito satisfeitos com o resultado que agora nos garante uma passagem segura”, disse Luiz Felipe Fernandes, morador do Alto Boqueirão que foi com a filha Esther, de 7 anos, agradecer a obra ao prefeito.

O que??

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