A Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), em parceria com outros órgãos municipais, inicia nesta terça-feira (15) a segunda etapa do programa Volta às Aulas 2014. Serão realizadas ações educativas e de fiscalização em vários pontos da cidade onde há escolas municipais, para garantir a segurança no trânsito. A Setran estima que, com a volta às aulas, haja um aumento de pelo menos 200 mil veículos circulando em Curitiba.
O programa será retomado nesta terça-feira na região da Escola Municipal Presidente Pedrosa, no bairro Portão. Até o dia 25 de julho, serão visitadas regiões de escolas da rede pública municipal nos bairros Rebouças, Jardim Botânico, Xaxim, CIC, Sítio Cercado, Mossunguê, Uberaba, Tingui e Pinheirinho.
Agentes da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) vão distribuir folhetos educativos aos pais dos alunos e também aos motoristas que trafegam pelo entorno do centro educacional. As ações do Volta às Aulas têm apoio da Guarda Municipal e Mirim, do Projeto Vida no Trânsito e da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) e incluem ainda blitze educativas e de fiscalização de veículos em ruas da cidade.
Os agentes farão orientações para que todos respeitem o pedestre, a sinalização e os limites de velocidade nas áreas escolares (30 km/h). Eles também irão verificar situações de estacionamento irregular, a utilização correta do uso cinto de segurança e o transporte de crianças nos veículos. A Urbs fará a fiscalização do transporte escolar.
“Além destas ações, a Setran preparou uma carta da Vó Gertrudes que será enviada a todos os alunos da rede municipal, falando sobre cidadania e segurança no trânsito. Estimamos um aumento de mais de 200 mil veículos circulando em Curitiba a partir do início das aulas, o que vai pedir um melhor planejamento de horário na saída de casa. Pedimos paciência e tolerância a todos, para que tenhamos a devida mobilidade com segurança e respeito no trânsito”, diz Cassiano Novo, diretor da Escola Pública de Trânsito de Curitiba.