Curitiba teve 241% da chuva esperada

Após outubro mais chuvoso da história no Paraná, veja o que esperar em novembro

União da Vitória, no Sul do Paraná, foi atingida por fortes chuvas. Foto: Jonathan Campos/AEN

No Paraná o mês de outubro de 2023 registrou recorde no volume de chuva, superando inclusive a média histórica para o período, especialmente nas regiões sudoeste, sul, centro, Campos Gerais e em todo o leste do estado. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a precipitação neste mês pode ser considerada histórica pelo volume e também, pelas áreas que atingiu.

LEIA MAIS – Máscara volta a ser recomendada em Curitiba contra covid-19; saiba quando usar

“Em vários municípios das regiões citadas as anomalias de chuva superaram os 150%, contudo foi na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) que foram registrados os maiores desvios positivos, superando os 200%“, afirma o Simepar.

Em Curitiba o volume chegou a 241%, ou seja, choveu quase duas vezes e meia mais que o esperado para o mês de outubro. Nas outras regiões do Paraná também houve registro de anomalias positivas de precipitação, porém menos significativas.

VIU ESSA? VÍDEO: Briga em obra da Linha Verde termina com quebra (pau) de contrato

De acordo com o meteorologista do Simepar Samuel Braun, o clima chuvoso foi causado por vários fenômenos. “Sistemas de baixa pressão, calor e umidade da Amazônia, avanço de sistemas frontais, vários fenômenos que favoreceram as linhas de instabilidade”, explica.

Por conta do volume histórico de chuva em outubro, o Paraná sofreu alguns impactos, como alagamentos, inundações, enxurradas, interdição de rodovias por aumento do nível dos rios e por deslizamentos de taludes.

Previsão para novembro no Paraná

O alto volume de chuva também deve marcar presença em novembro. Conforme Braun, durante o mês, o fenômeno El Niño continua ativo no Oceano Pacífico com intensidade moderada, o que vai impactar e alterar a circulação atmosférica de modo global.

LEIA AINDA – Rua de Curitiba é revitalizada e ganha mais espaço para pedestres, restaurantes e bares

“Principalmente com o transporte de calor e umidade da Amazônia até a região sul do país. Dessa forma, as áreas de instabilidade acabam se desenvolvendo mais facilmente, os sistemas frontais acabam provocando mais chuva e os próprios sistemas de baixa pressão acabam ganhando força mais facilmente”, diz o meteorologista.

Por isso, a tendência é que em novembro a chuva seja acima da média principalmente nas regiões oeste, sudoeste, centro-sul, Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e litoral, que já foram as áreas mais atingidas pelas precipitações de outubro.

“Na região noroeste e norte é bem provável que a chuva fique mais próxima ou acima da média histórica, mas os valores não devem ser tão significativos”, completa Braun.

Já a temperatura, de forma geral no Paraná, deve ficar próxima da média histórica do mês de novembro.

Manda pra Tribuna!

Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui!

Este bairro de Curitiba tem o aluguel mais caro; E o mais barato?
Nas alturas!

Este bairro de Curitiba tem o aluguel mais caro; E o mais barato?

Comparação mostra o que dá pra comprar pelo preço do novo iPhone 16
Barbaridade!!!

Comparação mostra o que dá pra comprar pelo preço do novo iPhone 16

Fenômeno raríssimo vai cruzar o céu em setembro; Como ver?
Não perca!

Fenômeno raríssimo vai cruzar o céu em setembro; Como ver?

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna