As obras de revitalização da Avenida Manoel Ribas finalmente saíram do papel e foram iniciadas na manhã desta sexta-feira (10). Em dezembro de 2014 a Tribuna mostrou o descontentamento de comerciantes e moradores da região com as condições da via.
“Com a obra, vamos acabar com esse gargalo urbano que atrapalha o comércio e estrangula o trânsito. São mais de nove linhas do transporte coletivo que passam pelo trecho, inclusive algumas metropolitanas”, disse o prefeito Rafael Greca na cerimônia de lançamento da obra.
A Manoel Ribas terá novo pavimento, calçadas com rampas de acesso a cadeirantes, ciclovia, além de obras de drenagem e paisagismo, com o plantio de 400 espécies nativas de árvores ao longo de 3,2 quilômetros no trecho que vai desde o Contorno Norte (PR-418) até a Rua Madre Clélia Merloni.
“Esta é uma importante via da cidade, que junto da Estrada do Cerne formará um grande corredor metropolitano”, disse o governador Beto Richa na cerimônia.
O investimento na revitalização da Manoel Ribas é de R$ 20 milhões, uma parceria da Prefeitura com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), como parte do Programa Integrado de Desenvolvimento Social e Urbano, o Pró-Cidades. Deste total, R$ 13 milhões são de recursos próprios do município e R$ 7 milhões do BID. O programa prevê intervenções de infraestrutura em áreas como mobilidade urbana, transporte, habitação, cultura, saúde, lazer e geração de emprego e renda.
Interdições
Durante as obras haverá interdições parciais de trechos da Manoel Ribas que estarão sinalizados. A população local também será informada com antecedência das áreas a serem interditadas, bem como orientada sobre caminhos alternativos. A Setran irá auxiliar no processo.
A Avenida Manoel Ribas é roteiro de nove linhas de ônibus, entre alimentadores e metropolitanos, que eventualmente terão desvios orientados durante a realização dos trabalhos de pavimentação: Linha 911 – Passaúna (Alimentador); 912 – José Culpi (Alimentador); Campo Magro/Curitiba (Metropolitano); Campo Magro – São Benedito (Metropolitano); Bom Pastor (Metropolitano); Jardim Pioneiro (Metropolitano); Jd. Boa Vista /Padre Aleixo (Metropolitano); Mad. Ctba /Campo Magro (Metropolitano) e Ctba/Cerne (Metropolitano).
Dados do projeto
Regional: Santa Felicidade
Extensão: 3.239 metros
Trecho: entre a PR-418 (Contorno Norte de Curitiba) e a Rua Madre Clélia Merloni.
População da Regional (estimativa de 2016/Ippuc) 166.525 habitantes
Bairros por onde passa a obra: Santa Felicidade, São João, São Braz e Butiatuvinha.
Linhas de transporte coletivo: 911 – Passaúna (Alimentador); 912 – José Culpi (Alimentador); Campo Magro/Curitiba (Metropolitano); Campo Magro – São Benedito (Metropolitano); Bom Pastor (Metropolitano); Jardim Pioneiro (Metropolitano); Jardim Boa Vista /Padre Aleixo (Metropolitano); Mad. Ctba /Campo Magro (Metropolitano) e Ctba/Cerne (Metropolitano).