Dois dias após a publicação da reportagem sobre o fechamento dos cursos presenciais da Faculdade Machado de Assis (FAMA), e sua sede principal no bairro Santa Cândida, em Curitiba, representantes da instituição entraram em contato com a Tribuna com o retorno de posicionamento solicitado antes da publicação do texto. Alunos reclamam de falta de informações e de promessas não cumpridas (de manutenção no preço das mensalidades, por exemplo), bem como o tratamento dado por funcionários da FAMA no tocante à comunicação do fechamento dos cursos e posteriores tentativas de resolução dos problemas.
Em nota assinada pela diretoria da instituição, o texto afirma que “a faculdade não fechou e não fechará”, pois se trata de uma instituição com excelentes notas no Ministério da Educação (MEC). O que aconteceu, segundo a nota, foi a transferência do setor administrativo para outro local, no mesmo bairro, e que agora a FAMA vai atuar apenas na modalidade de Ensino à Distância (EAD). Isso, de acordo com a nota, deixa claro de que a instituição está fechada.
Os representantes da entidade fizeram quase um manifesto contra as dificuldades enfrentadas pelas instituições de ensino superior do Brasil, bem como o descaso com a educação no país.
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“Queremos elucidar que só poderemos nos sustentar com recursos advindos dos pagamentos das mensalidades dos nossos alunos ou ainda com o nosso fundo de reserva, sendo este um recurso finito. Podemos contar ainda com subsídios do governo, sem estes recursos, esta ou qualquer outra organização, neste segmento, fecha”.
A empresa reclamou também da “falta de alunos” e “da falência do Pronatec, por quem éramos contratados, também tivemos que realizar a adequação da FAMA por falta de apoio do governo com o corte cruel e silencioso do FIES”.
Segundo a nota, a reportagem causou mal estar nos funcionários da instituição, entretanto reconhece que a reclamação dos alunos é legítima. “Comungamos com elas, mas seria de total irresponsabilidade administrativa manter uma estrutura presencial, no vermelho, pois, neste caso daríamos prejuízo ao corpo docente”. “Concordamos que a mudança de faculdade provoca um grande desconforto, porém entendemos que fechar toda a faculdade seria irremediavelmente pior que fechar apenas o núcleo presencial”, explicou.
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A faculdade se colocou à disposição dos alunos, pois segundo a nota oficial ela possui “um sistema de gestão online robusto e sempre estivemos ativos na internet, além disso, possuímos um número 0800 a disposição dos alunos ampliando assim, o contato direto com os estudantes”. A FAMA garante que todo o histórico dos estudantes fica guardado (físico ou digitalizado) por décadas.
Sobre a reclamação de comportamento questionáveis de funcionários, a FAMA disse: “Quanto à falta de gentileza de nossos gestores, bem, toda ação gera uma reação. Tivemos alunos que perderam a elegância e não conseguimos controlar a reação emocional que isso provocou em nossos colaboradores. Contudo, esse comportamento não é incentivado por essa instituição e, desde já, pedimos desculpas. Estamos aqui para servir e se possível, pedimos respeito e compreensão de todos”.
A FAMA termina a longa nota oficial agradecendo a parceria com a Unibrasil, a quem teceu elogios quanto à qualidade do ensino e disponibilidade em receber os alunos da FAMA.