Após 40 anos, a Lanchonete Montesquieu, uma das mais tradicionais de Curitiba e famosa pelo sanduíche x-montanha, vai fechar até o final de agosto. O dono do local, Álvaro Ota, disse ao Bom Gourmet que não tem intenção de encerrar o negócio, mas não sabe ainda para onde vai.
“Semana passada fui informado que o imóvel foi vendido para uma construtora que quer demolir o prédio. Tenho até 31 de agosto para desocupar”, informou Álvaro nesta terça (30). Ele aluga o ponto desde 1978, ano em que o pai dele, Hiroyuki Ota, mais conhecido como Seu Zé, comprou a lanchonete do antigo dono. O local abriu em 1977 e hoje é conhecido também como Pastel do Álvaro.
“Comecei a olhar outros pontos na região, mas por enquanto não achei nenhum”, explica Álvaro. A lanchonete é muito frequentada e amada por estudantes, professores e servidores do antigo Cefet-PR e agora UTFPR, que em breve correm o risco de ficar órfãos de um pedaço de história da cidade, além de seus famosos lanches.
O mais célebre é o x-montanha, sanduíche recheado com maionese, alface, tomate, queijo e presunto, bolinho de carne e pastel, que o cliente pode escolher entre carne, queijo e palmito. O sanduíche foi inclusive finalista na categoria Sabor Popular do Prêmio Bom Gourmet, em 2012. Para acompanhar, a pedida é laranjinha água da serra.
Após a morte de Hiroyuki em 2013, Álvaro atualmente toca o estabelecimento com as irmãs Geni e Emília.