As companhias aéreas operam normalmente no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, apesar de os aeroviários terem anunciado adesão à greve geral desta sexta-feira (28). Desde o começo da manhã, o aeroporto está aberto para decolagens, mas fechado para pousos por causa da neblina.
- Curitiba está sem ônibus nesta sexta-feira, dia de greve geral!
- Veja quais categorias estão de braços cruzados nesta sexta-feira
- Taxistas podem circular pelas canaletas, diz Urbs
A maior dificuldade está no acesso ao Afonso Pena. Um protesto de metalúrgicos e de funcionários das empresas de ônibus fecha a Avenida das Torres, que liga Curitiba ao terminal aeroviário.
Em São Paulo, o Aeroporto Internacional de Guarulhos funciona normalmente. O Aeroporto de Congonhas também está aberto para pousos e decolagens, embora o Sindicato dos Aeroviários, ligado à Força Sindical, faça uma manifestação no saguão, alertando que os mecânicos aderiram à greve. Os voos seguem normais, de acordo com o aeroporto. O policiamento nas vias de acesso foram reforçados.
Ao longo da madrugada e início da manhã, manifestantes fizeram bloqueios com pneus e fogo nas rodovias Anchieta, Regis Bittencourt e Anhanguera, na chegada à capital, além de Cônego Domênico Rangoni, no litoral. A rodovia Hélio Schimdt, que leva motoristas da capital paulista ao Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, ficou bloqueada até por volta das 3h30.