De terça-feira (21 de junho) a 31 de julho, a antiga sede dos jornais Tribuna e O Estado do Paraná vai receber a Casa Cor Paraná 2016, considerada a principal mostra de decoração do Estado. Em 1974, o advogado e ex-governador do Paraná Paulo Pimentel, naquele momento um dos principais empresários de comunicação do Paraná, deixou as acanhadas instalações da Rua Barão do Rio Branco para instalar o Grupo Paulo Pimentel (GPP) no prédio modernista da Rua João Tschannerl, 880, no bairro Vista Alegre.

continua após a publicidade

A Casa Cor vai revelar 48 ambientes, entre propostas residenciais, comerciais e de entretenimento. Uma das premissas do evento foi preservar as características do prédio. A construção de 7 mil metros quadrados, assinada pelo engenheiro Alcy Ramalho, foi o primeiro espaço de Curitiba projetado para ser um jornal impresso.

As áreas de pé-direito altíssimo foram pensadas para receber as rotativas de onde saíam as edições da Tribuna do Paraná e O Estado do Paraná. O terreno em uma das áreas mais altas da cidade transformava a redação em um ponto de observação. Dos grandes janelões é possível observar quase todos os cantos de Curitiba. Pimentel tinha praticamente um auditório e um anfiteatro para receber políticos, empresários e seus editores.

No andar de baixo, ficava o arquivo fotográfico, um acervo de fotojornalismo estimado em 19 milhões de documentos, o mais importante do gênero no sul do país. Parte do legado construído por Pimentel faz parte atualmente do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), que adquiriu os títulos Tribuna e O Estado do Paraná em 2011.

continua após a publicidade