Surpreendente

Aliança achada no Couto Pereira em 1995 é devolvida para o dono na data dos 112 anos do Coritiba

Jardel Kowalski (esquerda) devolveu a aliança após encontrar a mesma no Couto Pereira, em 1995.
Jardel Kowalski (esquerda) devolveu a aliança após encontrar a mesma no Couto Pereira, em 1995. Foto: Colaboração/ Arquivo Pessoa/ Jardel Kowalski.

Já pensou perder uma aliança de casamento no meio de um estádio de futebol e alguém achar e te devolver cerca de 25 anos depois? Esse roteiro de história real começa no Major Antônio Couto Pereira, casa do Coritiba, no ano de 1995. O advogado de Curitiba Jardel Kowalski, 43 anos, era um jovem de 17 anos quando achou uma aliança no chão das arquibancadas sociais inferiores do estádio. O anel ficou guardado com ele até a última terça-feira (12), data do aniversário de 112 anos do Coxa e dia em que ele finalmente se encontrou com o dono da aliança para devolvê-la. Eles se acharam pelo Facebook, em um grupo fechado de torcedores do Coritiba. Lembrando que o Coritiba perdeu, neste sábado (16), do Vasco.

+Leia mais! Confirmado, fenômeno La Niña deve reduzir chuva no Paraná nos próximos meses

“Nesse tempo todo eu guardei a aliança dentro de uma caixinha, numa gaveta. Cada vez que eu fazia uma arrumação, eu lembrava da história e pensava que um dia iria cruzar com o dono, que poderia ser alguém conhecido ali da torcida, das inferiores, mas isso nunca aconteceu”, revela Kowalski.

Até que, na sexta-feira (8), antes do feriadão de Nossa Senhora Aparecida, o advogado fez uma nova faxina na caixinha. A diferença, dessa vez, é que ele resolveu fotografar a aliança e postar um texto contando a história do achado em dois grupos do Facebook, o “Força Coxa” e “Povão Coxa-Branca”. “Acabou que, no Força Coxa, o sobrinho do dono postou um comentário dizendo que o nome cravado no interior da aliança era o da madrinha dele, Ifigênia, que casou no dia 28/11/1987”, explicou Kowalski, quase não acreditando.

Aliança ficou anos guardada em uma gaveta por mais de duas décadas até que o dono fosse encontrado. Foto: Colaboração/ Jardel Kowalski.

“Passei anos com a história na cabeça, do que podia ter acontecido com a pessoa. Fui até precavido demais. Combinamos de nos encontrar e eu estava em dúvida até o último momento”, brinca ele.

+Leia mais! Novas lombadas eletrônicas de Curitiba chegam em 2022. Serão mais espertas e tecnológicas

O advogado conta que a organização do encontro com o dono da aliança, que não respondeu às tentativas de contato da Tribuna até o fechamento da matéria, foram feitas com o sobrinho dele pelo Facebook. Na terça-feira, o dono levou a certidão de casamento e comprovou que era o marido da Ifigênia. “Foi uma sensação bacana. Eu guardei a aliança porque achei que era um bem de valor sentimental. Não dava para simplesmente jogar fora. Foi muito bacana poder devolver”, descreve Kowalski.

E lá no grupo do Força Coxa o que não faltou foi comentário. Todos achando legal a história, mas dando aquela “cornetada” básica ao questionar o motivo do Jardel Kowalski não postar a mensagem já na época do Orkut. Ele se defende. “Não era como hoje. As redes sociais ainda estavam começando, você não tinha confiança ali. E eu achava que uma hora iria achar algum amigo de um amigo que me falaria da perda de uma aliança para eu chegar no dono”.



Jardel Kowalski contou que a aliança foi perdida porque o dono resolveu guardar ela no bolso durante o jogo, para não ficar com nada de valor à vista. E que o dono chegou a procurar por ela no setor de achados e perdidos do estádio. “Eu era piazão, nem pensei em procurar um achados e perdidos. Só pensei em guardar e devolver. Só não achei que levaria mais de 25 anos e que ainda iria pegar os noivos ainda casados”, brincou.

No dia da entrega, os dois fizeram uma baita selfie. A esposa não foi até o local. Na postagem do grupo, Jardel também colocou que o achado foi entre os anos de 1995 e 1999. “Mais ou menos essa época, porque a certeza dos anos vai se perdendo na memória”, finaliza o advogado.

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil
Mania de Você

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil

Clarice sente dor de cabeça
Garota do Momento

Clarice sente dor de cabeça

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna