A chuva que cai em alguns bairros de Curitiba na tarde desta sexta-feira (03) pode ganhar força e trazer alguns transtornos ao longo dos próximos dias. A Defesa Civil do Paraná emitiu um alerta de risco de temporal para a capital do estado, destacando que a tempestade pode vir acompanhada de ventos fortes e até mesmo queda de granizo ao longo do fim de semana.
De acordo com o Simepar, um sistema de baixa pressão, que concentra a umidade, se formou sobre o Paraguai e se expande em direção ao leste, afetando todo o Paraná. Com a chegada de uma frente fria, que se desloca pelo litoral sul brasileiro, a instabilidade aumenta e o encontro dos fenômenos gera as tempestades. Em Cascavel, já foram registradas ocorrência de granizo e, em Palotina, os ventos chegaram a 100 km/h.
O fenômeno, porém, deve ter maior intensidade no interior. Em Curitiba, a previsão do meteorologista Tarcísio Valentim da Costa, do Simepar, é para que a chuva seja significativa, mas que não caia com tanta intensidade nesta sexta-feira. “Pode até ter alguma pancada de chuva mais forte, mas não teremos tempestade hoje. Amanhã o tempo piora. Não dá para dizer um número magico, mas no total do dia deve ter um volume significativo de chuva”, destacou.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no entanto, a capital deve ter rajadas de ventos próximas dos 100 km/h na capital, com chuvas pontuais que podem chegar a 60 milímetros por hora. Há risco, portanto, segundo o instituto, de corte de energia elétrica, quedas de árvores e alagamentos, como os vistos nas últimas chuvas que atingiram Curitiba, em outubro, quando cerca de 21 mil casas ficaram sem luz e 80 árvores caíram na cidade.
Outro perigo durante as tempestades é a queda de raios. No último mês, mais da metade das 1,17 milhão descargas elétricas que ocorreram na região Sul do Brasil foram no Paraná.