Espaço multiuso

Alep recebe projeto que dará novo uso para pedreira desativada na Grande Curitiba

Imagem mostra projeto de revitalização de Pedreira do Atuba
Projeto quer privatizar Pedreira do Atuba e transformar local em espaço multiuso. Foto: FIPE | Divulgação AEN

A Pedreira do Atuba, localizada na divisa entre Colombo e Curitiba, deverá ser transformada em um grande espaço de lazer para a população. O projeto de lei que prevê a concessão da área do Governo do Paraná à iniciativa privada, que passaria a ser responsável pela gestão da área, foi enviado nesta segunda-feira (24) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Conforme a proposta, a Pedreira funcionará como um espaço multiuso, que poderá receber eventos como shows e exposições, ser usado como parque e, ainda, atender diversas práticas esportivas.

A proposta prevê que a instituição privada responsável pelo local seja selecionada por uma licitação. O documento também deverá garantir a preservação ambiental do espaço, que possui aproximadamente 120 mil metros quadrados. O texto, que ainda precisa ser analisado pelos deputados estaduais, também estabelece que caberá à concessionária todos os ônus e encargos pela manutenção do espaço.

“Mediante a concessão de uso proposta, pretende-se atrair capital privado para, em parceria com o Estado, viabilizar investimentos em infraestrutura e desenvolvimento sustentável na área, visando resguardar o patrimônio público, reduzir despesas custeadas pelo erário, preservar o meio ambiente e fomentar a economia local, além de promover a valorização da região”, diz um trecho do texto encaminhado pelo governador ao presidente da Alep, Alexandre Curi.

Governo do Paraná aposta em privatização para desenvolver pedreira

Segundo o secretário estadual do Planejamento, Guto Silva, que esteve envolvido na elaboração da proposta, a concessão da Pedreira do Atuba faz parte da estratégia da gestão estadual de impulsionar o desenvolvimento socioeconômico do Paraná por meio de mais investimentos privados. “O Governo do Estado tem uma agenda muito clara de trazer o capital privado para participar de projetos do governo via concessões e Parcerias Público-Privada (PPPs)”, afirmou.

“Atualmente, a Pedreira do Atuba está desativada e representa gastos de manutenção do Estado com segurança e conservação. Com a concessão, o Estado economiza estes recursos, enquanto o espaço receberá investimentos para ter uma estrutura adequada para receber grandes shows e outros eventos de lazer e entretenimento”, acrescentou Guto Silva.

Arquitetos desenharam esboço inicial de projeto da Pedreira do Atuba

A regulamentação documental da área da Pedreira do Atuba foi feita pela Agência de Assuntos Metropolitanos (Amep). Uma equipe de arquitetos urbanistas desenhou o esboço inicial do projeto. Segundo o presidente da Amep, Gilson Santos, a intenção é que a área possa ser utilizada para diferentes finalidades.

“É um modelo pensado para garantir que a Pedreira do Atuba tenha um bom uso não apenas por quem vai explorá-la comercialmente, mas principalmente para as pessoas que vivem na região, que poderão participar dos eventos e atividades a serem oferecidas no local, dentro dos mais diferentes públicos”, afirmou Santos.

A Agência também realizou, no fim de 2024, duas consultas públicas e duas audiências públicas com a população da região. “Promovemos várias conversas em Curitiba e Colombo para termos o melhor modelo possível de concessão, que concilie a criação de uma nova área para atividades esportivas, de lazer e de entretenimento para a população com a geração de empregos e renda na Região Metropolitana de Curitiba”, explicou o presidente da Amep.

Deputados do Paraná vão analisar proposta de privatização da Pedreira do Atuba

Após a análise do texto pela Alep, que poderá receber contribuições por parte dos deputados estaduais, o Governo do Paraná deverá detalhar o modelo de concessão no edital do processo licitatório, com expectativa de conclusão do processo de concessão ainda em 2025.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna