Volta dos sorrisos?

Alep aprova e Paraná deve publicar decreto de flexibilização das máscaras em locais abertos

Foram dois anos seguidos de obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes externos no Paraná. Curitiba ainda não tem definição.
Foram dois anos seguidos de obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes externos no Paraná. Curitiba ainda não tem definição. Foto: Arquivo/Átila Alberti.

O governo do Paraná pode publicar, ainda nesta quarta-feira (16), um novo decreto tratando da flexibilização da utilização das máscaras em locais abertos no Paraná. O tema foi aprovado em segunda votação pelos deputados na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) na manhã desta quarta-feira e agora o tema é tratado no Governo do Paraná para os trâmites legais.

Segundo o secretário de Saúde Beto Preto, este será o primeiro passo, mas é possível que em algumas semanas a flexibilização possa ocorrer também em locais fechados, dependendo de uma avaliação da equipe técnica de saúde. “Estamos com a equipe técnica reunida para tomarmos decisões para ainda hoje (quarta-feira) emitir um decreto regulamentando isso. Agora é hora de tentarmos flexibilizar ainda mais. Passados dez dias vamos reavaliar e ver se é possível avançarmos também para a flexibilização em ambientes fechados”, disse Beto Preto, ao final da sessão da Alep nesta quarta-feira.

A decisão chega 2 anos depois da lei que obrigou a utilização de mascaras contra o avanço da covid-19.

O tema foi sendo discutido em âmbito estadual pelos deputados na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e em âmbito municipal na Câmara Municipal de Curitiba. Segundo Márcia Huçulak, secretária de saúde de Curitiba, estra definição na capital deve sair ainda nesta semana.

Mariana enfrenta João Pedro
Renascer

Mariana enfrenta João Pedro

Blandina manipula Quinota
No Rancho Fundo

Blandina manipula Quinota