Em um vídeo divulgado nas redes sociais neste domingo (18), o cantor Agnaldo Timóteo defende o ex-presidente Lula e ataca curitibanos, catarinenses e gaúchos. No vídeo, em tom de desabafo, Timóteo chama os sulistas de “ingratos”, “miseráveis” e “elitistas”.
“Estou falando com os curitibanos, os catarinenses e os gaúchos. Vocês não se envergonham de serem preconceituosos contra o Lula? Olha o que ele fez por vocês, elitistas […] Eu fico pau da vida de ver a ingratidão de vocês com um homem que cuidou de todo o Brasil, não só do Nordeste”, disse.
O vereador Pier Petruzziello (PTB), líder do governo na Câmara de Curitiba, propôs uma moção de repúdio ao cantor Agnaldo Timóteo. O ato é uma reação ao vídeo que circulou nas redes sociais no domingo (18) em que Timóteo chama os sulistas de “miseráveis” e “elitistas”.
Em seu discurso da tribuna da Câmara Municipal, Petruzziello afirmou que como vereador de Curitiba não pode aceitar este ataque à cidade.
“Que ele chame o povo de Curitiba de miserável eu não posso aceitar. Um povo honesto, ordeiro, trabalhador, que não compactua com a corrupção de canalhas, não vou aceitar […] Nos chamar de elitistas é a prova máxima de que este sujeito não sabe o que está falando. O meu agravo total a esse cantor aposentado que falou mal da nossa amada Curitiba e do nosso povo”, afirmou.
Além da carreira artística, Timóteo também dedicou boa parte de sua vida à política. Nas décadas de 1980 e 1990 ele foi deputado federal pelo Rio de Janeiro. Já nos anos 2000, Timóteo foi vereador na cidade do Rio de Janeiro e também em São Paulo. Em 2016 ele chegou a disputar uma cadeira na Câmara do Rio, mas conseguiu apenas 4.821 votos e não se elegeu.