Adolescentes com alto grau de imunossupressão estão sendo convocados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba para receber a dose de reforço (3ª dose) anticovid na segunda-feira (21). Seguindo a nova recomendação do Ministério da Saúde, poderão receber a dose adicional os adolescentes imunossuprimidos de 12 a 17 anos, que tenham completado oito semanas desde a aplicação da segunda dose. 

continua após a publicidade

Segundo estimativas da SMS fazem parte desse público, 399 adolescentes que receberam o esquema vacinal primário dentro do grupo de imunossuprimidos. Aqueles que se enquadram nos critérios e não receberam a convocação, deverão comprovar a condição de imunossupressão no local de vacinação.

LEIA TAMBÉM:

>> Anvisa aprova primeiro autoteste para Covid no Brasil

continua após a publicidade

>> Mulheres são mais resistentes à covid-19 e transmitem menos a doença, mostra estudo

A comprovação deverá ser feita por prescrição médica que deverá ser emitida pelo portal do Conselho Regional de Medicina do Paraná – CRM PR.

continua após a publicidade

Os próximos adolescentes imunossuprimidos que forem atingindo o intervalo de oito semanas após a segunda dose não precisam aguardar convocação, poderão fazer a busca direta pela dose de reforço nos pontos de vacinação.

Convocação

Os convocados para receber a dose de reforço de imunizante contra a covid-19 receberão uma mensagem de alerta pelo aplicativo Saúde Já informando o direito à dose extra e a data da aplicação – a programação não aparecerá na carteira de vacinação na aba “próximas vacinas”, a pessoa deverá consultar as mensagens.

A SMS orienta para quem não puder comparecer na data da convocação que busque os pontos de vacinação para receber a vacina na repescagem contínua assim que possível.

Orientação

Em 9 de fevereiro o  Ministério da Saúde passou recomendar que adolescentes com imunossupressão que atinjam  oito semanas da aplicação da segunda dose devem receber a dose de reforço.

A mudança no esquema vacinal segundo o Ministério foi fundamentada em conhecimentos científicos mais recentes que demonstraram a redução da efetividade das vacinas covid-19 após esse período, também associada a resposta imunológica mais vulnerável das pessoas em condição de imunossupressão, o que as coloca em maior risco de adoecimento e complicações da doença.

Para a dose extra deverá ser utilizada preferencialmente a vacina da Pfizer, de tecnologia de RNA mensageiro. De maneira alternativa, poderá ser aplicada vacina de vetor viral, da Janssen ou AstraZeneca.

Os elegíveis para a dose de reforço, devem procurar um dos pontos de vacinação da cidade, das 8h às 17h, e levar um documento de identificação com foto, e CPF.

Onde tem vacina

Os locais de vacinação podem sofrer alterações de acordo com o público estimado para receber vacina a cada dia. Antes de procurar uma unidade, confira os locais de aplicação pelo site Imuniza Já.

Cronograma para a dose de reforço (3ª dose) para imunossuprimidos de 12 a 17 anos

– Segunda-feira (21)

Imunossuprimidos entre 12 e 17 anos vacinados com a segunda dose até 27 de dezembro.

Os adolescentes imunossuprimidos que forem atingindo o intervalo de oito semanas após a segunda dose poderão fazer a busca direta pela dose de reforço nos pontos de vacinação.

Condições de imunossupressão

– Imunodeficiência primária grave
– Quimioterapia para câncer
– Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras
– Pessoas vivendo com HIV/AIDS
– Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias
– Uso de drogas modificadoras da resposta imune 
– Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias 
– Pacientes em hemodiálise
–  Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas

Mania de Você

Rudá e Viola se reencontram

Garota do Momento

Bia arma um escândalo