As intensas chuvas dos últimos dias em Curitiba fizeram superar o valor histórico mensal de outubro, de acordo com os dados do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). Até o momento, a precipitação acumulada neste mês na capital paranaense é de 280 mm. A média para o mês é de 152 mm. Ou seja, em apenas 12 dias choveu o dobro do esperado para todo o mês de outubro.
A precipitação máxima acumulada para o mês até o ano de 2022 era de 256 mm, registro recorde ocorrido em 2018. Agora, é necessário aguardar até o final do mês de outubro para registrar e confirmar a nova marca que será considerada recorde para Curitiba.
LEIA TAMBÉM:
>> Nível do Rio Iguaçu continua subindo: enchente já deixa 340 desalojados
>> Bloqueio emergencial: BR-376 será fechada nos dois sentidos pela PRF
Temporal da última madrugada
A madrugada desta quinta-feira (12), feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, foi marcada por muitos raios e trovões que vieram seguidos de uma chuva forte. Segundo o Simepar, Curitiba registrou rajadas de vento de 21 km/h e um volume de chuva de 25,5 milímetros na Estação Meteorológica de Defesa Civil de Curitiba, localizada no bairro Boa Vista.
A forte chuva durante a madrugada desta quinta-feira em Curitiba gerou a queda de galhos de árvores no Centro e no Uberaba. Segundo boletim da prefeitura de Curitiba não há registros de alagamentos ou desalojados e desabrigados.