Polícia em ação

Ação do Bope em casas noturnas prende oito

Com o objetivo de apreender armas e drogas e recapturar foragidos da justiça, a Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de operações Especiais (Bope), realizou na manhã desta quarta-feira (07) uma saturação na área central de Curitiba, capital do Estado. Iniciada às 6h da manhã, já nos primeiros momentos, a operação resultou na apreensão de duas armas de fogo e mais de 94 pedras de crack, 69 buchas de cocaína, uma balança de precisão e dinheiro.

“Havia muita reclamação de pessoas que vinham para trabalhar ou estudar nesta área e frequentemente eram alvos de frequentadores destes locais, que sob efeito de álcool e drogas cometiam outros crimes decorrentes, como furtos e roubos”, explica o Subcomandante do Bope, major Hudson Leôncio Teixeira. “Então, buscamos dar tranquilidade para o cidadão de bem”, complementou.

No total, na área central, foram apreendidas 70 buchas de cocaína, mais uma grande (22g) da mesma droga, 94 pedras de crack, um revólver calibre 38 (com cinco munições intactas e numeração suprimida), uma pistola calibre 9mm (turca, com 11 munições intactas), R$ 1.359, uma bucha de maconha, um carregador de pistola calibre 380 (com uma munição).

O Bope também encaminhou oito pessoas às delegacias, sendo três mulheres (uma por desacato e duas por porte de droga). Os homens foram detidos por porte de drogas e armas, e um estava com uma balança de precisão; um carro também foi apreendido. No total foram abordadas quase 400 pessoas.

Abordagens

Nas principais ruas do centro foram abordados seis estabelecimentos comerciais (casas noturnas), onde havia indicativos de prostituição e tráfico de drogas. Em dois deles, a PM encontrou drogas e armas. “Esta região e locais foram escolhidos também porque recebemos diversas denúncias por meio do 181-narcodenúncia de que nestas casas haveria venda e consumo de drogas”, afirmou. “E o resultado confirmou a denúncia”, completou.

Na primeira casa noturna foram recolhidas as 94 pedras de crack, as 69 buchas de cocaína, o revólver, com as cinco munições intactas, os R$ 1.359,00 em dinheiro e a bucha de maconha. Ainda neste local, a PM encaminhou duas mulheres, uma por desacato e outra por porte de droga. O restante dos materiais e prisões são resultados da abordagem a outra casa noturna. As mulheres encaminhadas têm 23, 34 e 24 anos; já os homens têm 27, 31, 33, 36 e 40.

De acordo com o major Hudson, a operação está baseada em dados estatísticos da Secretaria de Estado da Segurança Pública que apontam as regiões com maior índice de criminalidade. “Temos picos de criminalidade em alguns horários, e o período do auge da operação é um deles”, apontou. “Além disso, a ação do BOPE é uma malha de recobrimento às ações que o 12º Batalhão da PM já vem realizando no centro da cidade para combater o tráfico”, destaca Hudson.

Continuidade

Depois desta saturação inicial, as equipes do BOPE iniciaram a segunda fase da operação, que consistiu em policiamento presença nos terminais de ônibus da cidade. “O intuito é trazer segurança ao usuário deste ambiente público no momento em que está indo trabalhar”, disse Hudson. A terceira fase, por sua vez, que ainda está em andamento, conta com 17 pontos de bloqueios espalhados pela cidade, nos quais são abordados veículos à procura de armas, drogas e foragidos da justiça