Ação “Agosto Azul” convoca homens a cuidar da saúde

Até sexta-feira (10), os homens que passarem pela Boca Maldita, no Centro, poderão fazer teste de glicose e de colesterol de graça. O atendimento é feito das 10h às 16h30 em uma tenda montada em frente ao Edifício Garcez. A ação tem o nome de Agosto Azul e é um alerta para que os homens quebrem tabus e cuidem da saúde.

“Além dos testes, convocamos os homens para buscar a rede básica de atenção à saúde para fazer avaliações rotineiras e prevenir doenças. Os homens só costumam procurar o médico em caso de emergência”, diz a coordenadora de Saúde do Homem da Secretaria Municipal da Saúde, Cristina Ferraz.

Nas unidades de saúde da Prefeitura, 70% dos pacientes são mulheres e crianças. “Por darem prioridade ao trabalho em vez da saúde, os homens têm perdido anos de vida e chegam a morrer até oito anos mais cedo que as mulheres”, lembrou Cristina.

O aposentado Diclei Mellinger, de 67 anos, não perde a chance de se cuidar. Faz exames anualmente e aproveitou a passagem pelo Boca Maldita nesta quinta-feira (9) para o teste de glicemia. Saiu de lá feliz.

“Tive uma surpresa agradável, a taxa de açúcar no sangue baixou bastante desde a última vez que fiz o exame”, contou  Mellinger. “Vou até tomar uma taça de vinho para comemorar”, brincou.

Agosto Azul é uma parceria das secretarias municipal de estadual da Saúde.  Além dos testes, os homens têm orientações sobre alimentação saudável e vários tipos de doença, como as hepatites. As informações são repassadas com ajuda de Hiram Albuquerque, Carlito Wagner Moreira e Oliverio Ribeiro, conselheiros municipais da Saúde.

“Eu mesmo sou um exemplo de como é importante se cuidar, já tive várias patologias e estou vivo porque procurei auxílio”, contou Albuquerque. As mulheres que passarem pela Boca Maldita também podem fazer os testes.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna