Corra pro leão!

622 mil paranaenses ainda não entregaram o Imposto de Renda. É só até sexta!

Quem precisa acertar as contas com o Leão tem que se apressar, pois o prazo final para a entrega das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2016 acaba às 23h59 de sexta-feira (29). De acordo com dados divulgados pela Receita, de 1º de março até as 17h de ontem (26), apenas 65% dos contribuintes paranaenses já tinham enviado suas declarações, restando cerca de 622 mil entregas para atingir a meta prevista, de 1,780 milhão.

No entanto, segundo o supervisor do programa do Imposto de Renda da Receita Federal no Paraná, Vergílio Concetta, as estimativas devem ser alcançadas, já que muita gente ainda deixa para fazer a declaração nos últimos dias.
Neste momento, segundo Concetta, a recomendação para o contribuinte que ainda não começou a preencher o formulário ou que não providenciou os documentos necessários, é procurar resolver as pendências e fazer o envio o mais breve possível, afinal, deixar de declarar o Imposto de Renda pode render uma multa que vai de R$ 165,74 a até 20% do imposto devido.

O quanto antes

“Não deixe de entregar mesmo que falte alguma informação. É importante que o contribuinte entregue no prazo, com os dados e documentos que possui, para depois, se preciso, fazer a correção da declaração. Também aconselhamos a não deixar para fazer o envio na sexta-feira, apesar do site da Receita estar rápido e funcionando bem. No ano passado mais de 3,8 milhões de declarações de todo o Brasil foram entregues no último dia”, alerta.

Concetta ainda explica, que este ano, as principais mudanças estão relacionadas à obrigatoriedade da inclusão do CPF de dependentes maiores de 14 anos e, para profissionais como médicos, dentistas e advogados, do CPF de clientes, que são suas fontes pagadoras. Também não podem faltar nas declarações as fontes de rendimentos e as despesas dedutíveis. “Ao declarar um dependente, não esqueça de informar os rendimentos recebidos por ele. Não incluir esta informação é um dos erros que mais levam os contribuintes a cair na malha fina”, aponta.

Na última hora

Caso ainda restem dúvidas sobre o preenchimento, que pode ser feito pelo próprio contribuinte, a dica é procurar a Delegacia da Receita Federal, que em Curitiba fica no Centro e oferece um plantão fiscal permanente. Ou então, buscar a ajuda de um contabilista, profissional que pode fazer a declaração e salvar os mais atrasados.

O vice-presidente de Administração e Finanças do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC-PR), Laudelino Jochem, lembra que preencher a declaração não é uma atribuição exclusiva do contador. Mas destaca que o profissional está preparado para verificar a legislação e os detalhes que envolvem o preenchimento correto, que muitas das vezes parece ser mais simples do que é na realidade. “Os contabilistas de todo o Brasil enfrentam muito trabalho nesta semana, ainda temos uma cultura de deixar tudo para a última hora, imaginando que vai dar tempo. A pressão é grande”, diz.

Para fazer o Imposto de Renda com um contabilista, o valor médio a ser desembolsado é de R$ 150, podendo ser maior de acordo com a complexidade da declaração e o volume de trabalho envolvido.

Horário marcado

Nestes últimos dias, quem ainda precisa dos serviços de um contabilista pode enfrentar dificuldades, já que muitos escritórios estão com suas agendas cheias. Este é o caso do contabilista da ARJ Contabilidade, Alex Roberto de Jesus. ‘No último dia eu não trabalho com Imposto de Renda. Me programo, durante vários meses, para fazer o atendimento aos clientes antecipadamente. No total, são mais de 200 declarações entregues todos os anos. Mas sei que em muitos escritórios o pessoal trabalha intensamente neste período’, relata.

Mesma situação é encontrada no escrit,ório AIC Consultoria, do contabilista José Carlos Miranda. ‘Estamos trabalhando com imposto de renda desde março, atendendo com hora marcada. Os clientes que vêm até nós esta semana já estavam agendados. Com a grande procura, acredito que em muitos escritórios será difícil conseguir um horário para ser atendido. Mesmo assim, recomendo que a pessoa procure e não deixe de entregar sua declaração, não deixando para o último dia, já que o site pode ficar lento, pode haver uma queda de energia ou outra situação que impeça o envio dos dados’, orienta.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna