O celular virou companheiro inseparável de todos. Com o uso constante dos celulares no dia a dia, muitas pessoas acabam cometendo erros que podem comprometer o funcionamento e a segurança do aparelho sem ao menos perceber. Descuidos que vão desde o carregamento até falhas na proteção dos dados.
Mas não se preocupe, atitudes simples podem reduzir a vida útil do dispositivo e até expor informações pessoais. Confira 10 coisas que você nunca deve fazer com seu celular e saiba como evitar danos que podem custar caro.
Nunca deixe o celular exposto ao calor
Calor extremo pode danificar a bateria e outros componentes. Evite deixar o celular exposto ao sol ou em locais quentes, como o painel do carro.
Nunca carregue o celular com cabos e adaptadores genéricos
Usar carregadores não certificados pode causar superaquecimento e até explosões. Prefira sempre cabos e carregadores originais para garantir a segurança do dispositivo.
Nunca ignore as atualizações de software
Atualizações de software trazem melhorias de segurança e desempenho. Ignorar essas atualizações pode tornar o celular vulnerável a ataques e perda de eficiência.
Não use o celular com a tela quebrada
Uma tela quebrada pode agravar os danos e expor o interior do aparelho à umidade e sujeira. Além disso, o uso pode ser perigoso devido a possíveis cortes.
Nunca instale aplicativos de fontes não confiáveis
Apps fora das lojas oficiais podem conter malwares que roubam dados e comprometem a segurança do aparelho. Instale apenas de fontes confiáveis como a Google Play ou a App Store.
Nunca deixe o celular sem senha de segurança
Senhas e sistemas de autenticação protegem o aparelho e seus dados em caso de perda ou roubo. Não contar com essa proteção pode expor seus dados a invasões.
Não use o celular no Banheiro
Banheiros são locais úmidos e, além do risco de quedas, há alta exposição do aparelho a germes e bactérias, o que pode comprometer a saúde e o funcionamento do celular.
Não durma com o celular embaixo do travesseiro
Carregar ou até mesmo dormir com o celular debaixo do travesseiro pode causar superaquecimento, além de aumentar o risco de incêndio ou queimaduras.
Não deixe o armazenamento cheio
Quando a memória está lotada, o celular fica lento e suscetível a travamentos. Libere espaço regularmente, apagando arquivos desnecessários ou transferindo para a nuvem.
Não deixe o celular chegar ao limite da bateria
Deixar a bateria frequentemente abaixo de 20% ou permitir que ela descarregue completamente pode reduzir a vida útil da bateria ao longo do tempo. Carregue quando estiver perto de 20-30% para maior durabilidade.
Essas dicas ajudam a manter o celular em perfeito funcionamento e a evitar problemas desnecessários!