O relacionamento de Curitiba com cidades européias ficou mais forte com a viagem do prefeito Beto Richa à França, Espanha e Portugal. Beto Richa conheceu experiências, apresentou projetos e debateu soluções com prefeitos de cidades de todo o continente europeu, além da Ásia e Estados Unidos, presentes ao Eurocities (Encontro Anual das Eurocidades).
Richa assinou com o prefeito Gerard Collomb um protocolo de intenção de cidades-irmãs entre Curitiba e Lyon. Com o presidente da Câmara de Lisboa (prefeito), António Carmona Rodrigues, foi assinado um protocolo de cooperação técnica. Em Coimbra, Richa e presidente da Câmara Carlos Encarnação renovaram o mais antigo convênio de irmandade de Curitiba, assinado em 1973.
Beto Richa contou que António Carmona, de Lisboa, tem interesse em conhecer melhor o sistema de transporte e as políticas ambientais adotadas em Curitiba. "Isso abre uma grande possibilidade para novos acordos entre Curitiba e Lisboa. Mas o resumo que faço dessa viagem é a importância e o interesse que as cidades européias têm por Curitiba, o que é um orgulho para todos nós", afirmou Richa.
Em Barcelona, além de uma série de visitas e compromissos técnicos, Beto Richa manteve encontro com o prefeito Joan Clos i Matéu, um dos mais conhecidos da Europa, por sua posição de defesa das cidades como ponto de partida para soluções dos problemas das nações.
Em todas estas oportunidades, além de convidar os prefeitos para participar, em março, das conferências mundiais sobre Biodiversidade e Biossegurança, que serão realizadas pela ONU em Curitiba, Beto Richa apresentou e debateu projetos que estão sendo implementados na cidade e conheceu experiências de sucesso implantadas em várias partes do mundo.
"O resultado foi muito positivo", afirmou o prefeito, ao fazer um balanço da viagem. "O encontro com prefeitos e autoridades de municípios de diferentes partes do mundo permite apresentar projetos importantes para nossa cidade e conhecer soluções adotadas em outros lugares", explicou.