O relacionamento de Curitiba com cidades européias ficou mais forte com a viagem do prefeito Beto Richa à França, Espanha e Portugal. Beto Richa conheceu experiências, apresentou projetos e debateu soluções com prefeitos de cidades de todo o continente europeu, além da Ásia e Estados Unidos, presentes ao Eurocities (Encontro Anual das Eurocidades).

continua após a publicidade

Richa assinou com o prefeito Gerard Collomb um protocolo de intenção de cidades-irmãs entre Curitiba e Lyon. Com o presidente da Câmara de Lisboa (prefeito), António Carmona Rodrigues, foi assinado um protocolo de cooperação técnica. Em Coimbra, Richa e presidente da Câmara Carlos Encarnação renovaram o mais antigo convênio de irmandade de Curitiba, assinado em 1973.

Beto Richa contou que António Carmona, de Lisboa, tem interesse em conhecer melhor o sistema de transporte e as políticas ambientais adotadas em Curitiba. "Isso abre uma grande possibilidade para novos acordos entre Curitiba e Lisboa. Mas o resumo que faço dessa viagem é a importância e o interesse que as cidades européias têm por Curitiba, o que é um orgulho para todos nós", afirmou Richa.

Em Barcelona, além de uma série de visitas e compromissos técnicos, Beto Richa manteve encontro com o prefeito Joan Clos i Matéu, um dos mais conhecidos da Europa, por sua posição de defesa das cidades como ponto de partida para soluções dos problemas das nações.

continua após a publicidade

Em todas estas oportunidades, além de convidar os prefeitos para participar, em março, das conferências mundiais sobre Biodiversidade e Biossegurança, que serão realizadas pela ONU em Curitiba, Beto Richa apresentou e debateu projetos que estão sendo implementados na cidade e conheceu experiências de sucesso implantadas em várias partes do mundo.

"O resultado foi muito positivo", afirmou o prefeito, ao fazer um balanço da viagem. "O encontro com prefeitos e autoridades de municípios de diferentes partes do mundo permite apresentar projetos importantes para nossa cidade e conhecer soluções adotadas em outros lugares", explicou.

continua após a publicidade