Tubarões vivos estão expostos em shopping de Curitiba. O projeto é uma iniciativa da Mundo Aquático Pesquisas e Educação Ambiental, organização sem fins lucrativos, e já passou por 22 cidades brasileiras dos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal e agora está no Paraná. A instituição tem a sede em Vitória (ES) e a base de pesquisas em Mucuri (BA).
O objetivo é fazer um trabalho de educação ambiental conscientizando as pessoas que nem todos os tubarões são perigosos e muitos estão sendo pescados de forma indiscriminada. ?Os pescadores capturam fêmeas do tubarão – lixa que estão com até 25 filhotes. Como é uma espécie dócil e não se movimenta muito acabam sendo capturados pelas redes de arrastão, têm suas cabeças cortadas e a carne vendida?, explica Roobertchay Domingues, vice-presidente da instituição.
A exposição conta com mais de 50 espécies de peixes, crustáceos e moluscos e duas espécies de tubarão: o tubarão-lixa, que está ameaçado de extinção, e o tubarão-banded, australiano e considerado o segundo menor do mundo. Segundo Domingues, o tubarão-lixa tem maior incidência no Nordeste e no Sul e Sudeste já começaram a desaparecer.
O diferencial do projeto é que os visitantes podem, inclusive, tocar nos tubarões. ?É uma maneira interessante e divertida de aprender sobre uma espécie que precisa ser preservada. Muito se fala em preservação, mas pouco se faz.? conclui Roobertchay Domingues, sobre a importância de educar a população e não apenas entreter as pessoas com os mistérios da vida marinha.
Mais informações sobre a vida marinha no site www.mundoaquatico.org.br
A ?Mundo Aquático? está aberta no Shopping Curitiba até domingo (27/02). O preço do ingresso é R$5,00.
www.ecoterrabrasil.com.br