A capital do Paraná, Curitiba, quer testar um combustível 100% composto de biodiesel, ou B100, em um pequeno número de ônibus da cidade a partir de abril de 2008 em parceria com a Volvo, afirmou à agência Dow Jones uma autoridade do governo. "Queremos ultrapassar uma mistura B2 ou B20 e ir direto para uma mistura B100", declarou Elsio Caras, da área de transportes de Curitiba.

continua após a publicidade

Embora a indústria brasileira de biodiesel ainda seja jovem, o interesse nacional no biocombustível surgiu antes da exigência da mistura de 2% de biodiesel em todo o combustível do País a partir de janeiro de 2008. A mistura irá exigir quase 800 milhões de litros de biodiesel anualmente.

Inicialmente, Curitiba pode conduzir testes em uma frota de cerca de 30 ônibus no ano que vem, detalhou Caras. "Cada ônibus irá rodar de 80.000 a 100.000 quilômetros por ano", acrescentou ele. Se os resultados forem favoráveis, a cidade irá considerar adotar a mistura de 100% de biodiesel em mais ônibus, segundo ele.

Curitiba é conhecida como uma das cidades mais limpas do Brasil em virtude do sistema inovador de transportes, programas progressivos de reciclagem e políticas de planejamento urbano conscientes.

continua após a publicidade