Curitiba é a primeira cidade do país a realizar um amplo processo de avaliação de seus servidores municipais com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço público. A Prefeitura já iniciou a implantação do Sistema de Mapeamento de Competências. Todos os 17 mil servidores de carreira, além dos profissionais que ocupam 3 mil cargos gerenciais, passarão por um processo que vai avaliar conhecimentos, habilidades e comportamento profissional.
"Estamos adotando um eficiente instrumento de gestão de pessoas que vai orientar o desenvolvimento pessoal e profissional dos servidores municipais, possibilitando seu crescimento profissional e a melhoria do atendimento à população", explica o secretário municipal de Recursos Humanos, Arnaldo Agenor Bertone. Segundo ele, o trabalho é feito em conjunto com o Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) e que envolveu todas as secretarias e órgãos da Prefeitura.
O mapeamento em curso também traz a vantagem de possibilitar ganhos salariais. O sistema é amparado pelas leis 11.000 e 11.001, que instituíram os planos de carreira para o servidor da administração direta e indireta e para os procuradores do município. No crescimento horizontal, um aumento de 2,8% que será concedido ainda este ano, a avaliação terá um peso equivalente a 80% no formulário de gestão profissional e 20% referente a titulação (cursos realizados) pelo servidor.
"O mais importante é que esta é a primeira vez que uma cidade utiliza um processo de avaliação como ferramenta gerencial", informa a diretora do Departamento de Desenvolvimento de Política de Pessoal da secretaria, Solange Busnardo Mattiello.
"Com o resultado em mãos, a administração vai saber como utilizar melhor o seu capital humano e vai poder definir ações e investimentos em planos de capacitação, de formação e de aperfeiçoamento, por exemplo", diz o presidente do Imap, Homero Giacomini.