Curitiba pode ter ?Casa Ecológica Popular?

ecoterra.jpgO programa "Casa Ecológica Popular" (Caep) é projeto de lei na Câmara Municipal de Curitiba. O objetivo é diminuir o custo das habitações para as pessoas de baixa renda e utilizar materiais de construção que sejam adequados às normas de proteção ambiental. O emprego desses materiais também reduz a geração de resíduos da construção civil e proporciona novas formas de obter renda. A proposta da casa ecológica foi inspirada no trabalho do professor Francisco Casanova, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O documento prevê o uso de tijolos do tipo "solo-cimento" na construção das casas. Segundo o vereador João Cláudio Derosso, autor do projeto, esta técnica pode diminuir o custo de uma casa em até 50% e também o tempo de construção. A alternativa ambiental é que da maneira tradicional são necessárias 12 árvores de porte médio ou 750 litros de óleo, por exemplo.

Conforme o projeto, as moradias podem ser construídas por pessoas jurídicas através de programas habitacionais gerenciados pela Cohab e pelos proprietários de lotes. Está prevista também, a atuação da administração municipal na capacitação de pessoal para disseminar esta tecnologia para empresas que atuem no ramo da construção civil em Curitiba.

www.ecoterrabrasil.com.br

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo