Curitiba mostra em Brasília programas bem sucedidos em nutrição

Três programas desenvolvidos pela Secretaria da Saúde de Curitiba foram escolhidos para participar da 1ª Mostra de Experiências Bem Sucedidas em Nutrição, promovida pelo MInistério da Saúde, que acontece nesta quinta e sexta-feira (20 e 21), em Brasília. Serão apresentados na mostra o Gibi Curitibinha, o Sisvan (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional) e o Programa de Suplementação Nutricional.

O Gibi Curitibinha é usado em 163 escolas municipais, com 81 mil alunos de 1ª a 4ª série. O gibi ensina como se alimentar melhor, de forma segura e saudável, e também dá dicas sobre cuidados no supermercado e conservação de produtos.

"O Gibi Curitibinha é uma forma de mudar hábitos e promover saúde utilizando um material lúdico que educa e diverte ao mesmo tempo", diz a nutricionista Cristiane de Assis Machado, que vai apresentar o trabalho no seminário em Brasília.

Já o Sisvan foi implantado na rede municipal de saúde em 1991, como forma de monitorar a situação nutricional no município. O sistema coleta informações sobre peso, altura, aleitamento e outros dados de usuários de unidades de saúde, alunos de escolas públicas e gestantes. Os dados coletados são analisados e servem como subsídios para programas de prevenção e promoção de saúde, alimentação segura e nutrição.

"Várias estratégias de enfrentamento de problemas nutricionais já foram implantadas em Curitiba norteadas pelos dados do Sisvan", garante a nutricionista Angela Lucas de Oliveira, que também estará no encontro promovido pelo Ministério da Saúde.

O outro trabalho é o Programa de Suplementação Nutricional, uma iniciativa pioneira, que fornece leite em pó fortificado para crianças de seis meses a dois anos com desnutrição moderada, ou seja, que apresentam percentual 3 para peso/idade. Mil crianças estão sendo beneficiadas pelo programa. O leite é enriquecido com ferro e vitamina C.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo