Curitiba superou, na quarta-feira (3), a meta mínima de cobertura vacinal contra a gripe em idosos prevista para Curitiba pelo Ministério da Saúde. Até quarta-feira, décimo dia da campanha, foram vacinadas 109.449 pessoas, o que corresponde a 73% de cobertura, 4,5 mil pessoas a mais que a meta estabelecida estabelecido pelo Ministério da Saúde.
"Estamos satisfeitos com o andamento da campanha, que está sendo beneficiada pelos dias de sol que convidam as pessoas a sair de casa para tomar a vacina. No entanto, não podemos nos esquecer de que Curitiba, nos últimos anos, tem alcançado coberturas superiores a 90%. Queremos superar as coberturas anteriores e, se possível, imunizar 100% das pessoas com 60 anos ou mais", diz o vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Luciano Ducci.
Em Curitiba moram cerca de 150 mil idosos. No ano passado a cobertura vacinal da campanha foi de 94%. Quem ainda não tomou a sua dose tem somente até esta sexta-feira (5) para ficar em dia com o calendário de vacinação. Aplicada apenas uma vez por ano, a vacina é injetável, grátis e está sendo oferecida desde o último dia 24 em todas as unidades municipais de saúde.
Esta é a 8ª Campanha Nacional de Vacinação do Idoso Contra a Gripe. Para facilitar o acesso dos idosos que transitam pelo Centro, a Prefeitura também armou uma tenda, na Boca Maldita, que funciona das 9 às 17 horas.