O secretário especial de Relações com a Comunidade, Milton Buabssi, inaugurou na noite de segunda-feira (23) o projeto ?Portal da Comunidade? da Associação de Moradores e Amigos da Vila Estrela, no Bairro da Fazendinha, em Curitiba. Segundo o secretário, existem muitas formas de as comunidades se organizarem e conseguirem através de seus esforços gerar uma melhor condição de vida para os seus habitantes.
?O Portal da Comunidade é uma ferramenta disponibilizada à população para o alcance deste objetivo?, afirmou. O secretário também ilustrou sua exposição com vários exemplos de organizações populares e sociais, que desenvolvem projetos de geração de trabalho e renda e ainda promovem cursos profissionalizantes, assistência à criança e ao adolescente.
Para a presidente da Associação de Moradores e Amigos da Vila Estrela, Juraci Marlene de Moura Santos, o projeto é maravilhoso para a comunidade. ?Pouco a pouco tenho certeza que vai beneficiar mais e mais pessoas. É muito importante para nós. É através de parcerias como essa, com a união de esforços, que conseguiremos mais benefícios para a população?.
?Estamos gratos ao governador pela sensibilidade demonstrada no apoio às comunidades menos favorecidas, que contribui para o desenvolvimento humano dos que ali vivem. Com este projeto tenho certeza que as pessoas daqui terão mais chances de ingressarem no mercado de trabalho?
O que é
O projeto Portal da Comunidade capacita lideranças, tornando-as multiplicadoras de conhecimento e oportunidades, promovendo a inclusão social e digital, estimulando a participação popular para que haja a implementação de alternativas próprias de promoção econômica, social e cultural, transformando assim a qualidade de vida dos cidadãos paranaenses, aproximando desta forma a sociedade civil organizada do governo estadual.
Através do site do portal, a população tem acesso aos programas e benefícios oferecidos pelo Governo do Estado, podendo se utilizar também para oferecer produtos e serviços, solicitar doações, divulgar os eventos, bem como os projetos desenvolvidos pela entidade. Além destes recursos disponibilizados pelo site, os usuários freqüentemente utilizam a internet para buscar empregos, montar currículos, fazer pesquisas escolares e pesquisar os órgãos governamentais.