Curitiba será sede, a partir desta quinta-feira (18) até o próximo domingo (21), da Seletiva Sul (PR, SC e RS) da seleção brasileira cadete feminina de handebol, que vai disputar o Pan-Americano, de 30 de agosto a 3 de setembro, em Blumenau-SC. Foram convocadas 60 jogadoras, de 14 a 16 anos, sendo 20 de cada estado. Elas vão treinar no Ginásio de Esportes Tarumã, onde também ficarão hospedadas.
A presença dessas jogadoras em Curitiba faz parte do início de uma parceria entre o Governo do Estado, representado pela Paraná Esporte, e a Confederação Brasileira de Handebol, por intermédio da Liga de Handebol do Paraná, que pretende em breve colocar em funcionamento no Paraná um centro permanente de treinamento da seleção brasileira de handebol.
O presidente da Liga de Handebol do Paraná, Newton Trindade Júnior, que é o supervisor da seleção olímpica brasileira, informou que funcionarão 20 núcleos de desenvolvimento esportivo e social da modalidade no Estado. ?Serão atendidas mais de 6 mil crianças da rede pública de ensino?, disse.
No momento, pela parceria, a Paraná Esporte oferecerá as atletas e comissão técnica, além do local de treinamento, a hospedagem, alimentação e transporte na cidade. As atletas chegam à concentração, no Ginásio do Tarumã, no período da manhã de quinta-feira (18).