Os alunos/atletas dos colégios de Curitiba e Ponta Grossa que participaram da fase final dos 52º Jogos Colegiais do Paraná em Curitiba (Jocops), dominaram a modalidade de basquete, categoria B, disputada entre alunos de 12 a 14 anos. Tanto no masculino, quanto no feminino, curitibanos e ponta-grossenses, entraram em quadra, na quarta-feira (13), para a disputa do troféu de campeão e da vaga para representar o Paraná nas Olimpíadas Escolares, que acontece no fim do ano em Brasília e reúne os campeões de todos os estados brasileiros.
No feminino, as meninas do time do Colégio Neo Máster de Ponta Grossa foram campeãs ao derrotarem a equipe do Colégio Positivo de Curitiba pelo placar de 35 a 26. Destaque para a cestinha do jogo, a ponta-grossense Tanna, com 15 pontos na partida. "É muito difícil jogar com a torcida contra e num local em que nunca havia jogado antes", disse Tanna. Já no masculino, os curitibanos do Colégio Bagozzi deram o troco vencendo os ponta-grossenses do Colégio Marista num disputado jogo pelo marcador de 24 a 11. O cestinha da partida foi o jogador do Bagozzi, Leandro, com 8 pontos.
O técnico da equipe do Bagozzi, Daniel Lazier, destacou o alto nível técnico das finais da categoria B do basquetebol: "Fico surpreso que desde a retomada do Jocop´s, os jogos estão cada vez mais difíceis, pois o incentivo com melhores locais de treinamento e competições como esta, traz melhorias significativas para o esporte paranaense".
Estrutura
As finais do basquetebol foram disputadas no Ginásio Palácio de Cristal, no Círculo Militar de Curitiba, que cedeu o espaço à Paraná Esporte para a realização dos jogos. Fundado em 1973, com dimensões oficiais para a prática esportiva e com capacidade para 4 mil pessoas, o ginásio impressiona pela estrutura. "Ano passado, em virtude de um torneio internacional de vôlei, reformamos o ginásio trocando o piso do local", disse a diretora de esporte do clube, Eliana Patrícia Pereira que também ressaltou a importância da parceria com a Paraná Esporte no incentivo ao esporte paranaense.