Foto: Valdecir Galor/SMCS |
Os prefeitos Cassio Taniguchi, de Curitiba, e Luis Cassiano de Castro Fernandes, de Pinhais, inauguraram, na manhã desta segunda-feira, um novo acesso de ligação viária entre os dois municípios.
O novo acesso faz parte de um pacote de obras executadas em parceria pelos dois municípios, o que incluiu a recuperação da região da Vila Tarumã com a dragagem e alargamento do Rio Atuba, recuperação ambiental das margens, construção de uma nova ponte e a rotatória, inaugurada nesta segunda, na rua Paulo Kissula, para organizar o tráfego entre as duas cidades.
A atuação conjunta trouxe melhor qualidade de vida à população e um novo impulso no desenvolvimento do bolsão empresarial das duas cidades. "O rio Atuba, que sempre foi um fator de divisão, é agora fator de união", disse o prefeito Cassio Taniguchi na solenidade de inauguração que reuniu vereadores, secretários municipais, servidores e moradores dos dois municípios.
Também esteve presente à inauguração, o deputado federal Gustavo Fruet, que atuou junto ao governo federal para a liberação de recursos necessários à realização das obras.
Cassio afirmou que a integração entre os dois municípios já permitiu a realização de outras obras importantes. Citou como exemplo a construção do Parque Linear, com mais de dois quilômetros de extensão.
"Foi uma parceria simples mas com grandes resultados", disse o prefeito de Pinhais, Luis Cassiano de Castro Fernandes, que considerou importante comemorar a concretização da união de esforços entre os dois municípios.
Infra-estrutura
Para melhorar o trânsito foi criada a rótula que faz a ligação entre as ruas Paulo Kissula, no Capão da Imbuia, e Guilherme Weiss, em Pinhais. Com a nova rótula os motoristas passam a contar com quatro opções de acesso a Pinhais, o que reduz o trânsito na avenida Vitor Ferreira do Amaral, normalmente congestionada nos horários de maior movimento.
A prefeitura de Pinhais construiu a ponte de 21 metros de comprimento e trabalhou na relocação das famílias que viviam à beira do rio.
A integração de Curitiba e Pinhais permitiu o fim das enchentes na região e a criação de novas alternativas para o trânsito. Coube à Prefeitura de Curitiba o trabalho de dragagem, alargamento do rio Atuba, e recuperação ambiental das margens que incluiu 3.000 metros quadrados de paisagismo.