Curitiba e o Estado de Washington firmam acordo de cooperação

O prefeito Beto Richa e o vice-governador do Estado de Washington (EUA), Brad Owen, assinaram nesta quarta-feira (11) protocolo de intenções de cooperação, para intercâmbio de experiências de desenvolvimento sustentável.

"O encontro é oportuno, porque identifica excelentes oportunidades de negócio e de cooperação, permitindo a ambas as partes conhecer e trocar experiências de desenvolvimento econômico sustentável", disse o prefeito.

O encontro, na sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, reuniu a comitiva de 26 pessoas, liderada por Owen, que visita o Paraná em busca de oportunidades para novos investimentos com parceiros brasileiros.

Brad Owen entregou ao prefeito um certificado com o título honorário de "General de Washington", concedido pelos empresários presentes, demonstrando a gratidão pela parceria recém-firmada e pelo importante papel de Curitiba no cenário mundial da ecologia.

O vice-governador disse ainda que o documento firmado é um importante instrumento que fomenta o intercâmbio comercial e turístico e a cooperação técnica nas diversas áreas de interesse das duas administrações. "O protocolo propicia a inclusão social, e Curitiba tem muito a nos ensinar nesse campo, de modo que exista igualdade e oportunidade para todos", frisou Brad Owen.

A rodada de negócios inclui ainda, nesta quarta-feira à noite, encontro com empresários paranaenses, no Graciosa Country Club.

Alternativas

A missão que se reuniu com o prefeito Beto Richa é chefiada pelo Washington Council on International Trade (WCIT), e reúne empresários ligados a empresas como a Microsoft, Amazon, Starbrucks, Boeing e outras.

Do encontro participaram representantes dos segmentos de produtos florestais, aeroespacial, comunicações, segurança de portos, agricultura sustentável, planejamento e design urbano, saúde e biotecnologia e transporte.

Os empresários querem conhecer os programas de renovação energética no Brasil, especialmente em biodiesel, e descobrir como o Brasil chegou à auto-suficiência do setor de petróleo.

O WCIT escolheu o Brasil porque é referência internacional no uso de recursos renováveis, particularmente Curitiba, e no desenvolvimento de projetos de responsabilidade corporativa.

Participaram ainda do evento diretores e secretários municipais, e ainda o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, vereador Luiz Cláudio Derosso, e o líder do prefeito na Câmara, vereador Mário Celso Cunha.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo